22/06/2012
Hoje em dia, muito se fala em crescimento sustentável, mas os governantes da grandes nações só se preocupam com o crescimento, o que em contrapartida deveriam saber que, para a economia se manter, depende do consumidor, consumidor-cidadão que já pensa sustentável e consome sustentável.
Essas grandes potências só pensam no crescimento do seu consumo interno (importando pouco e exportando muito), esquecendo que a economia já é global e o crescimento sustentável também deveria ser globalizado, até mesmo a poluição já é globalizada.
As grandes nações gastam bilhões de dólares com armamento no combate ao terrrorismo, mas não querem investir 1 dólar em sustentabilidade ou no combate à fome e à miséria, gastam bilhões com bancos quebrados por essa economia globalizada que, aparentemente, está no caminho errado, já que a cada época surge uma nova crise e ninguém age preventivamente, só desperdiçam dinheiro cobrindo rombos deixados por especuladores que se enricaram jogando e apostando alto no mercado financeiro.
No mercado financeiro tem muitas crises profetizadas, por exemplo: um país recebe investimentos de vários investidores e, derrepente, uma dessas agências de riscos declaram que o tal país está perto de ter uma crise econômica. Os investidores lêem essa informação e acham que o país vai quebrar e tiram todos os seus investimentos desse país, então, o que acontece? O país passa por uma crise já que perdeu boa parte de seus investidores, e a maioria desses aplicam em títulos do governo que fazem reserva cambial com recursos desses investimentos estrangeiros.
Definitivamente, tem muito investidores amadores nesse mercado e reagem emocionalmente. Com isso, fogem imediatamento do risco, mas também tem muitos especuladores profissionais que continuam se enricando.
Ninguém pensa em crescimento sustentável, só pensa no crescimento da sua economia, apenas a sociedade civil e os movimentos sociais pensam no futuro, em crescimento sustentável mudando seus hábitos, agindo e pensando ecologicamente, sustentavelmente.
Sempre me mantenho informado para ter e expressar minha opnião sobre tudo que vejo, ouço, leio ou assisto.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Estudante de administração em marketing no Centro Universitario Uninter, estou cursando o terceiro semestre, conhecimento na area de informatica, sempre on-line nas redes sociais principalmente Twitter e Facebook e pesquisando muito sobre a area que pretendo trabalhar. Logo que terminar minha graduação farei minha pós.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93