Tipos de Agências de Recrutamento

Agências particulares ou privadas de recrutamento
Agências particulares ou privadas de recrutamento

Administração e Gestão

29/01/2013

Existem três tipos de agências de recrutamento:

- Agências operadas pelo governo no nível federal, estadual ou municipal por meio de secretarias do trabalho ou entidades relacionadas com o emprego.

- Agências associadas com organizações não lucrativas, como associações profissionais ou não governamentais. Ex: Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

- Agências particulares ou privadas de recrutamento.

Existem algumas situações nas quais as agências de recrutamento são eficazes, por exemplo:

- A empresa não possui setor de RH, por isso, não está preparada para recrutar ou selecionar pessoas para determinado cargo;

- A vaga exige uma escolha criteriosa, demandando atrair um grande número de candidatos qualificados e a organização não se sente capaz de administrar essa tarefa;

- O recrutamento visa alcançar pessoas que estão atualmente empregadas e que não se sentem confortáveis em lidar diretamente com organizações tidas como concorrentes;

- O preenchimento do cargo é confidencial e não pode ser divulgado no mercado ou internamente.

Os principais cuidados que devem ser tomados diante da escolha pela utilização de agências de recrutamento;

- Exigir da agência uma descrição completa e detalhada do cargo a preencher;

- Especificar para agência quais são as ferramentas a utilizar na seleção dos candidatos potenciais, como formulários de emprego, testes e entrevistas, como parte do processo seletivo e os aspectos relevantes para o cargo;

- Proporcionar retroação adequada à agência, ou seja, quais os candidatos rejeitados e a razão da rejeição;

- Se possível, desenvolver um relacionamento de longo prazo com uma ou duas agências.

No mercado existem, atualmente, agências especializadas no recrutamento de pessoas que almejam cargos mais elevados. Elas são responsáveis pelo recrutamento, entrevista e pré-seleção de candidatos a cargos executivos de alto nível.

Contatos com escola, universidades e agremiações
Uma forma diferenciada de se exercer o recrutamento é por meio de parcerias com escolas e empresas.

Por meio da parceria é possível realizar palestras e conferências sistemáticas que abordem as políticas de RH de sua empresa, visando criar uma atitude positiva diante de pessoas consideradas “candidatos em potencial”, mesmo que a oportunidade de emprego não seja concreta à curto prazo. Cartazes ou anúncios em locais visíveis
A utilização de cartazes ou anúncios em locais visíveis é indicada para cargos mais simples.

O material deve ser fixado nas proximidades da organização, da portaria ou em locais de grande movimentação de pessoas, como áreas de ônibus.
Apresentação de candidatos por indicação de funcionários

A indicação delega, ao funcionário que indicou, uma parcela de responsabilidade pelo seu desempenho, caso seja o selecionado.

Nesse contexto, a empresa direciona aos seus próprios colaboradores a oportunidade de viabilizar boa parte da continuidade da organização, mesmo que informalmente.

Consulta aos arquivos de candidatos
Refere-se a um banco de dados, no qual as informações contidas tiveram origens diversas, como por exemplo:

- Candidatos já catalogados;

- Candidatos que se apresentaram espontaneamente;

- Candidatos que não foram selecionados em recrutamentos anteriores.

Recrutamento interno e suas consequências:
-Identifica candidatos reais ou potenciais na própria empresa. Buscando promovê-los ou transferi-los.
-Consequência: processamento interno de recursos humanos.

Recrutamento externo e suas consequências:

-Identifica candidatos reais ou potenciais disponíveis ou aplicados em outras empresas. Submetendo-os ao processo de seleção de pessoas.
-Consequência: a entrada de recursos humanos.

E- recruting
O e-recruting consiste numa forma das empresas contratarem pela internet. Os candidatos podem cadastrar seu currículo em sites especializados como o Gbiz, Catho e outros, ou pelos sites das próprias empresas onde o candidato envia seu currículo. Conforme exemplifica Costa (2009), empresas como HP ou General Eletric, já contratam mais de 87% dos funcionários pela internet.

A velocidade em que se desenvolve a tecnologia proporcionou que as técnicas de recrutamento fossem ampliadas para ingressar no mundo da tecnologia.

O mais adequado é contratar empresas especializadas nesse tipo de serviço, tendo em vista sua complexa especificidade.
Porém, cabe ressaltar seu vasto poder de abrangência e baixo custo, já que não envolve gastos com papel, mídia ou deslocamentos.

Constata-se que é consenso entre os autores que esse tipo de recrutamento deva se restringir aos cargos técnicos, de vendas, engenharia, gerência média e estagiários. Os executivos e a alta gerência ainda devem passar pelo método tradicional.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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