O Diferencial da Inovação Organizacional

Inovação gera lucro
Inovação gera lucro

Administração e Gestão

30/01/2013

"Inovar é sempre o diferencial". Inovação. A palavra que virou regra na maioria das empresas de sucesso mostra que seu status de extremamente importante não apareceu por acaso. Ela se transformou no impulsionador do desenvolvimento humano. Mas, se engana quem pensa que, para inovar, basta apenas ser criativo!
No processo criativo, inovador, não basta apenas ter a ideia. O mais importante é o modo como essas ideias tomam forma através do processo de inovação, pois às vezes aparecem inovações tão espetaculares que ninguém sabe ao certo o que fazer com elas. Se você é um empreendedor e tem uma ideia nova, essa confusão pode até acontecer.

Mas, se a inovação vem de uma Empresa, ela precisa combinar essa invenção com um profundo conhecimento sobre o Mercado, sobre que tarefa o Consumidor está tentando realizar, e, aí então, precisa adaptar sua inovação a essa necessidade não satisfeita. E, como Empresa, precisa entender como isso é importante para o Consumidor, adaptando a proposta do novo produto às suas necessidades.

Quando você pensa em uma Organização, deve considerar suas finalidades principais, assim como na criação de novas operações. Essa criação apoia-se em descobrir e aprender, e isso precisa ser separado. Quando falamos em novos Mercados ou novas tecnologias, no mundo corporativo, entendemos que as Empresas precisam se renovar constantemente. Ingressar em novos espaços competitivos requer um novo time... Esse novo time ainda faz parte da antiga organização (já que ela se transforma diariamente), pois partilha recursos, conhecimento e "Know how". Assim, é necessário que haja colaboração... Mas, também, é necessário que esse novo time, seja apoiado pela alta gestão, que também se modifica diariamente.

É necessário permitir que este tipo de modelo evolua constantemente. É necessário reconhecer as diferenças entre o novo Mercado e o atual. Entender que mesmo que as margens não sejam tão boas, a Empresa pode vender mais quantidade. E que, com custos reduzidos, o lucro não precisa ser tão alto. Cria-se uma nova Cadeia de Valor, novos Fornecedores, novos Distribuidores. Inovando, muda-se a operação e a forma de ganhar dinheiro!

As empresas precisam ter a capacidade de criar e atuar em times de inovação, na criação de outras unidades que possam trabalhar juntas de forma diferente... Quando se cria coisas novas, transformando Mercados, além de ter uma mente aberta, a Empresa precisa ser ousada, ter uma visão ambiciosa. Mas a Empresa precisa pensar de forma holística, ter uma visão sistêmica dos negócios, raciocínio sistêmico. Um exemplo interessante é o de Thomas Edison. Ele não inventou apenas a lâmpada.

Ele criou todo um sistema de transmissão, geradores e tudo o mais! Ele também fez análise de custo para perceber que precisava usar menos cobre nas lâmpadas para baratear o produto, mesmo que isso significasse usar uma voltagem mais alta. Raciocínio sistêmico. Você não pode pensar nos componentes isoladamente. Você precisa pensar de forma integrada... Como motivar as pessoas para serem criativas? Como criar um ambiente que favoreça a inovação? Algumas pessoas são mais criativas que outras. Algumas são mais orientadas para a descoberta, outras para a execução. Ambas são necessárias. Então, as Empresas precisam ter formas de identificar quem é quem, porque nem todo mundo fica confortável com a ambiguidade de uma tarefa criativa, ou com o pragmatismo da execução.

Como já mencionamos, precisamos entender que o processo criativo não é apenas ter a ideia. O mais importante é o modo como essas ideias tomam forma através do processo de inovação.

Resumindo. As empresas precisam de pessoas criativas para trazer as novas ideias; precisam ter uma estrutura que favoreça o desenvolvimento mais natural da inovação; e, finalmente, de uma Gestão que incentive a inovação, permitindo que pessoas trabalhem nela com dedicação. Lembremo-nos de que a ideia não para nela mesma. Ela é somente o início, pois evolui, se desdobra e se desenvolve constantemente, pois o grande diferencial competitivo nos negócios são as pessoas. O segredo para as Organizações é manter os seus talentos em uma relação de verdadeira parceria e de ganhos mútuos, pois se a empresa pensa no futuro é necessário entender que a excelência empresarial, decorrente da inovação, é um trabalho realizado com e por meio das pessoas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Jacy Marcos Salim

por Jacy Marcos Salim

Graduado em Administração de Empresas, pela Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande / MS, com Especialização em Gestão Empresarial, Custos, Controladoria e Gestão Tributária. Empresário e Consultor, é Sócio - fundador da Avante! Soluções em Gestão e Desenvolvimento Profissional Ltda, empresa de Consultoria Empresarial.

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