Técnicas e evolução das vendas

Não seja apenas mais um no mercado, tenha um diferencial
Não seja apenas mais um no mercado, tenha um diferencial

Administração e Gestão

31/01/2013

Técnicas

Com o avanço do mercado, das exigências e principalmente do comprador (cliente), precisamos desenvolver técnicas para ter uma melhor atuação no mercado e consequentemente chegarmos ao sucesso nas vendas. Mas o que são técnicas de vendas?

Técnicas de vendas são ferramentas no processo de vendas que facilitam a sua percepção em relação ao ponto de vista do seu cliente, auxiliando e flexibilizando-o a perceber o seu ponto de vista em relação ao que vende, seja produtos ou serviços, facilitando o entendimento do negócio e gerando um ganho mútuo.

Evolução

Falando de Brasil, podemos imaginar que há menos de 40 anos ainda tínhamos no mercado a figura do mascate ou vendedor viajante. Aquele profissional de vendas que, levando malas cheias de amostras, percorria o interior do País, levando notícias e vendendo seus produtos da "grande cidade". Com o passar dos anos e com a sofisticação do mercado, pudemos ver o aparecimento do "vendedor profissional", aquele profissional de vendas preparado para ser um vendedor.

Do ponto de vista acadêmico, temos tudo a lamentar. Todas as profissões importantes do mercado possuem cursos superiores ou técnicos em escolas e universidades, para sua formação acadêmica. Menos a de Vendedor. A única profissão necessária a todo tipo de negócio ou empresa é exatamente aquela onde menos se investe em formação profissional. Existem faculdades de medicina, de direito, de engenharia, de economia, de administração, etc. Mas não existe uma faculdade (graduação) de vendas, para formar vendedores profissionais, com conhecimentos de psicologia, economia, administração, português, matemática, estatística, antropologia, idiomas e até matérias mais recentes como neolinguística.

O tempo no qual um profissional que não conseguia sucesso em sua especialidade ia trabalhar de vendedor, já passou há muito. Hoje o Vendedor que não for um profissional, ou seja, que não esteja realmente preparado para sua profissão, está fadado à mediocridade se não ao fracasso. Será apenas "mais um" no mercado.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

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