Vantagem do marketing de relacionamento

Todas as ações da empresa devem estar alinhadas às necessidades do cliente
Todas as ações da empresa devem estar alinhadas às necessidades do cliente

Administração e Gestão

31/01/2013

A maior vantagem do marketing de relacionamento é a informação que a empresa tem do cliente e que seus concorrentes não tem. Essas informações têm de vir do cliente, através do diálogo. O diálogo que é desenvolvido com os clientes deve ser sempre único ao longo de toda a vida de relação da empresa com o cliente. Cada nova conversa é baseada na anterior construindo um longo e único diálogo.

A empresa deve se lembrar de todas as interações e transações passadas, de todos os detalhes. A razão para isso é muito simples: o cliente se lembra de tudo, e se ele se lembra a empresa também deve se lembrar. Lembrar-se do que o cliente disse é simplesmente nunca fazer com que o cliente lhe diga a mesma coisa mais de uma vez.

Numa relação assim, os interesses dos clientes sempre devem ser preservados. Afinal, se o cliente é incentivado pela empresa a lhe dar informação sobre si e sobre sua vida, algo tem que lhe ser fornecido em troca. Todas as ações da empresa devem estar alinhadas às necessidades do cliente para que ele perceba que houve valor no fornecimento das informações e que vale a pena fornecer mais informações.

É muito importante a empresa deixar claro, na ocasião da coleta das informações do cliente, sua política de privacidade e seus objetivos. As informações jamais deverão ser utilizadas de forma diferente daquela expressa ao cliente. Quanto mais o cliente investe na relação, mais ele tem interesse de que a relação tenha sucesso. Isso faz com que haja a fidelidade. Para o cliente, começar uma nova relação não é muito conveniente, implica em ensinar ao novo fornecedor tudo o que ensinou ao antigo: necessidades, gostos e preferências. Desta forma, o cliente fica motivado a reclamar mais, a dar mais opinião para o sucesso da relação.

Perder clientes é uma tarefa extremamente fácil, o mercado é muito competitivo e, inúmeras empresas estão surgindo com uma mentalidade mais avançada e com cuidado junto ao seu mercado, como um todo. Criar sistemas de fidelidade é um passo importante para que as empresas não tenham a todo o momento, que passar por dificuldades, pois desta forma poder-se-á planejar ações preventivas que auxiliarão em um processo organizacional constante.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93