Dicas para organizar o tempo

Quem administra o tempo reduz o stress
Quem administra o tempo reduz o stress

Administração e Gestão

23/04/2013

Evite adiar suas responsabilidades

Planejamos os preparativos para alcançar algo e depois começamos a transferir o assunto de um dia para outro. Tanto o transferimos que nosso propósito se dilui no indefinido futuro do amanhã, que não chegou e nunca chegará. O antídoto para a transferência é a decisão. Depois que você tiver determinado “o que fazer” e “como fazer” faça a si mesmo esta pergunta: “quando?”. Aplique então o antídoto da decisão, definindo uma data e um prazo para a execução.

Evite desculpas

As desculpas aparentemente lógicas que nós mesmos nos damos para justificar nossa inércia frente a um problema. As desculpas são muitas vezes como lógica aparente, que apenas ressalta o fato de que não somos capazes de organizar e distribuir nosso tempo adequadamente. Se, ao invés das explicações lógicas, empregássemos nosso tempo em agir com decisão, jamais teríamos necessidade de usar artifícios tais como a desculpa.

Evite lamentar


Outro importante desperdiçador do tempo à lamentação. Nada nos faz desperdiçar mais tempo do que as horas que dedicamos às lamentações inúteis. Não podemos viver do passado. Depois que você passou por uma determinada experiência em sua vida, pouco poderá fazer para modificá-la. Ela já é parte do passado. A verdade é que nós aprendemos com erros do passado, mas o fato é que não podemos voltar atrás para corrigi-los. Se pudéssemos voltar atrás, certamente não cometeríamos erros que cometemos. Então é lógico presumir que devemos nossa posição atual às lições que aprendemos do passado. Porque então desperdiçar nosso tempo, lamentando as experiências que adquirimos no passado, através dos nossos erros. Ou seja, errar é necessário, mas persistir no erro não.

Como podemos ver, são diversos os desperdiçadores do tempo que produzimos e que são como um empecilho na realização de nossas atividades, o que acarreta prejuízos à nossa produtividade, falta de atenção ao o que realmente é importante (nossa família e amigos), atraso em nossa vida, prejuízo em nosso trabalho, irritação e stress.
Stress

Stress é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. O corpo, como forma de adaptação, desencadeia reações que ativam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. Isso deixa o indivíduo em "estado de alerta", e em condições de reagir. Em instantes, esses harmônios se espalham por todas as células do corpo, provocando aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos, dentre outros sintomas, denominados "reação de luta ou fuga".

Esta substância, produzida pelas glândulas suprarrenais, impulsiona a pessoa. Ela motiva energia, dá ânimo e ambição, durante momentos de stress. Em sua fase inicial podemos passar horas ou dias sem dormir direito, sem nos alimentarmos adequadamente e sem pensarmos em outras coisas que não sejam a nossa preocupação principal. O stress gera esta força toda e sem um pouco de stress a vida se torna tediosa e desmotivada. Todos precisam de um pouco da energia gerada pelo stress para viver uma vida mais adequada.

Existe uma correlação entre o stress ao qual a pessoa está submetida e seu nível de produtividade. De início a correlação é positiva, mas quando o stress se torna pronunciado demais, ela passa a ser negativa. Deste modo, no início de períodos de tensão, a produtividade aumenta, à medida que o stress acentua-se e depois de algum tempo, se o stress não é reduzido, o organismo começa a se enfraquecer e a produtividade inicia sua queda. Tanto que doses extremas de stress ocasionam a queda total da produtividade.

Se, o stress passa dos limites de resistência da pessoa, aí a produtividade decai gradualmente até que o déficit seja significativo. As pessoas mais bem-sucedidas profissionalmente são justamente aquelas que sabem gerenciar o stress ao seu favor. Quem não sabe gerenciá-lo corre o risco de entrar na fase mais negativa do processo de stress, aquela em que a produtividade se torna prejudicada.

Com estes conhecimentos a pessoa se torna capaz de reconhecer em si mesma os sinais de que seu limite está se aproximando, saberá eliminar os estressores desnecessários e se fortalecer para não sofrer qualquer efeito negativo. Se após momentos de stress, fazemos exercícios de relaxamento, ou praticamos esporte; se tivermos uma alimentação rica em nutriente anti-stress e uma atitude psicologicamente adequada dificilmente se entrará em uma fase perigosa do stress.

Quem administra o tempo reduz o stress causado pelo mau uso do tempo. A ideia de mau uso ou desperdício do tempo pressupõe a noção de objetivos. Se não tenho nenhum objetivo, seja profissional, seja pessoal, então provavelmente vou deixar o tempo fluir, despreocupadamente. Não há como avaliar meu uso do tempo nesse caso. A única coisa que posso querer fazer é "matar o tempo". Numa situação como essa provavelmente não vou ter stress.

O tempo aparece como bem ou mal usado apenas para a pessoa que tem objetivos, que quer realizar alguma coisa. O bom ou mau uso do tempo depende do que se pretende alcançar. O mau uso do tempo causa stress porque tempo mal usado é tempo usado para fazer aquilo que não consideramos importante e prioritário.

Mau uso do tempo não é ficar sem fazer nada, gastar tempo no lazer, dedicar tempo a Hobbes ou à família, se é isso que julgamos importante e queremos - e todos nós desejamos isso em determinados momentos. Se, entretanto você realmente quer estar lendo um livro, ou trabalhando num relatório, e se vê obrigado a fazer um passeio com as crianças, ou a entreter familiares, você se sente tenso, porque o tempo não estará sendo utilizado para aquilo que você considera importante e prioritário naquele momento - e, portanto, não estará sendo bem usado.

Uma pessoa competente e capaz é menos provável que se deixe cair em fase de stress excessivo do que uma pessoa menos capaz. Pois em geral, elas assumem mais responsabilidade de forma organizada e tenta sempre enfrentar as dificuldades da vida sem repassá-las para outros. É sempre bom lembrar que, da mesma forma que o mau uso do tempo causa stress, o bom uso do tempo normalmente traz satisfação, sentido de realização e felicidade.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93