Certificando sua "organização" na NBR ISO 14.001:2004
A ISO 14001 normatiza a implantação do SGA
Administração e Gestão
24/09/2013
Um equívoco muito comum entre as pessoas é de que somente indústrias podem ser certificadas na NBR ISO 14.001. Na verdade, a norma traz o termo organização, logo esta prática pode ser para qualquer atividade econômica, fabril ou prestadora de serviços - setor público ou privado.
"Posso certificar meu escritório?" Pode, desde que esteja em conformidade com todos os requisitos da norma.
Outro equívoco é citar que esta certificação necessita ser aplicada a toda a empresa. Na versão de 2004, a NBR ISO 14.001 trouxe a possibilidade das organizações delimitarem seu "escopo", logo podem decidir se farão em toda a gleba ou em uma parte dela. Todavia o mais comum é certificar toda a organização. Em havendo interesse de certificar somente uma parte, há de se levar em conta alguns fatores:
1) Que não haja requisito legal envolvido (exemplo: Minha licença de operação é para todos os prédios, processos e, eu quero certificar apenas uma parte disto - Não há como);
2) Que não haja dependência (Exemplo, quero certificar uma parte da minha organização, porém minha Estação de Tratamento de Efluentes trata as águas residuárias de toda a organização - Não há como);
3) Que não interfira na credibilidade.
Lembrando que a certificação é física, logo se uma empresa possui uma matriz e filial, ambas necessitam passar pelo processo de avaliação de conformidade, exceto nas certificações multisites - as quais obedecem outros critérios.
Para encerrar, vale comentar que o processo de certificação NÃO é obrigatório. Muitas empresas optam por implantar o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) conforme os requisitos da norma, porém sem certificação. Para entender isto basta ir até o item "Objetivo" da norma. Conforme item 4, a prática de certificação é um dos objetivos da norma, porém nada impede que uma organização siga seus requisitos sem a mesma. Claro, o processo é mais árduo. Uma organização que tenha o objetivo de se certificar leva aproximadamente de 8 a 18 meses para alcançar tal - por meio de trabalho intenso. Quando não é este o propósito, isto pode se prolongar, além do que é necessária muita motivação por parte dos colaboradores/equipe interna de implantação.
Apesar da adesão à norma ser voluntária, torna-se essencial para as empresas implantarem seu SGA, uma vez que a legislação ambiental, principalmente brasileira, está cada vez mais restritiva (Quando as organizações possuem um sistema conforme requisitos desta norma, estas passam por processos de melhoria contínua, logo, de uma forma pró-ativa, vão além do que os requisitos legais estabelecem).
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Mebur Bardini
Formado em Engenharia Ambiental: Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
Pós-graduando: MBA em Perícia, Auditoria & Gestão ambiental - Instituto de Pós Graduação - IPOG (POA)
Auditor líder de Meio Ambiente ISO 14.001:2004 - IRCA/2017 (Bureau Veritas Brasil)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8673820768311172
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93