Trabalho da mulher

Mulheres já ocupam cargos importantes dentro de empresas
Mulheres já ocupam cargos importantes dentro de empresas

Administração e Gestão

07/10/2013

Houve uma época da história da humanidade em que a mulher não tinha direitos próprios, tinha que ser submissa a seu marido e não podia ter se quer uma profissão. Os homens de antigamente acreditava que as mulheres deviam apenas cuidar dos filhos, dos afazeres domésticos e de satisfazer seus prazeres sexuais. O trabalho da mulher dessa época não existia e nem era cogitado, para o público masculino da época, mulher trabalhar era considerado um absurdo.


Este tabu começou a ser quebrado a partir da Primeira Guerra Mundial quando os homens iam defender a pátria, ou seja, com a ida dos combatentes para o confronto, as cidades começaram a ficar sem mão de obra masculina, o que fez com que as mulheres assumissem as funções. A partir desse momento os homens passaram concorrer no mercado de trabalho com as mulheres.


Além de poder trabalhar, a mulher também começou a não depender do marido financeiramente, passou a comprar e ter sua própria autonomia. Mesmo com essa evolução no trabalho feminino, o preconceito insistia em permanecer, alguns machistas ainda pensavam que mulher no mercado de trabalho era algo inaceitável.


Com o passar do tempo o trabalho da mulher foi ganhando cada vez mais reconhecimento e espaço na sociedade, além do que, existem leis que protegem os direitos trabalhistas da mulher. Hoje é possível encontrar mulheres ocupando cargos importantíssimos como em tribunais superiores, ministérios, em empresas de pesquisas de tecnologia de ponta, juízas, delegadas e dentre outras. Um grande exemplo disso é a Presidenta da República, Dilma Rousseff, que ocupa um dos maiores cargos a nível nacional.


Segundo uma pesquisa feita pelo Great Place do Work aponta que hoje as mulheres ocupam 41% dos cargos de gestão; em 1997, ocupavam apenas 11%. Em 35% das empresas premiadas, a existência de políticas específicas possibilita maior possibilidade de ascensão profissional para as mulheres.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93