A Administração possui diversos significados e diversos sinônimos que tentam explicar
Administração e Gestão
05/11/2013
A Administração possui diversos significados e diversos sinônimos que tentam explicar esse processo complexo que se torna o diferencial entre o sucesso e o fracasso das empresas e das organizações em geral. Quando se pensa em administrar, ou gerir, ou gerenciar, ou qualquer outro sinônimo relacionado a isso, imagina-se que é algo bem simples, muitas vezes até mesmo sem poder descrever o seu real significado.
No entanto, o processo de administrar é extremamente complexo, possuindo diversas vertentes e formas de ação, que desencadearão no alcance dos objetivos. Assim sendo, administrar, numa concepção bem simplista, significa agir, ou seja, tomar decisões e atitudes que visem à ocorrência de uma série de ações que irão produzir o resultado desejado.
Desse modo, no contexto empresarial (que envolve o meio esportivo), administrar envolve conduzir uma série de recursos que serão utilizados para a produção de algum produto ou serviço, com a correspondente comercialização dos mesmos, visando alcançar os resultados esperados, ou os objetivos que a empresa, ou outra organização espera.
A administração passou por diversos estudos, ao longo dos anos, particularmente nos séculos XX e XXI, iniciando-se com Frederick Taylor, em 1901, quando desenvolveu os estudos da Administração Científica, e a mesma foi evoluindo ao longo dos anos e diversas outras teorias surgiram para explicar o fenômeno da administração, acrescentando novos formatos, ou abolindo os antigos com o intuito de demonstrar todos os aspectos que envolvem esta ciência.
No entanto, uma teoria marcante foi a chamada Teoria Clássica, idealizada por Henry Fayol e que propunha que a administração possui quatro funções específicas, que são: planejamento, organização, direção e controle.
Desse modo, a administração, e a gestão esportiva como um todo, consiste em um programa especial que contempla a realização de quatro atitudes, que devem ser tomadas em momentos oportunos, mas que são dinâmicas e integradas.
Ou seja, a empresa ou a pessoa que irá administrar deve realizar o planejamento, organização, direção e controle em momentos isolados, mas com a visão integrada, onde todos os quatro aspectos interagem entre si produzindo consequências nos demais aspectos.
Outro detalhe desse processo é que a integração dessas quatro funções acontece de forma dinâmica, sendo que após a construção das funções o processo não se encerra, sendo necessário novamente que as mesmas sejam analisadas, refeitas, reconstruídas, melhoradas, aperfeiçoadas, etc.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93