A tartaruga que subia em árvores

Uma visão divertida do crescimento profissional
Uma visão divertida do crescimento profissional

Administração e Gestão

24/01/2014

A natureza é fantástica. Quando Deus fez o homem deixou-o em lugar reservado. Para os peixes Deus deu o mar, para as aves Deus deu o céu e assim foi feito tudo dentro de uma programação perfeita. Você já viu uma tartaruga subir em árvore? Claro que não, né? Lá não é lugar para ela. Isso é impossível, ela não vai comer as folhas dos galhos das árvores e sim as folhas rasteiras e raízes. Assim são os gestores que ascedem rapidamente em suas carreiras. Não houve um tempo de preparação e por isso eles quebram a cara quando enfrentam certos problemas, pois foram postos fora de seu habitat natural, como a tartaruga subindo na árvore. Eles estão gestores, mas nunca saíram do operacional. Não o são e nunca o serão.


Sempre achei que a tartaruga fosse um dos descendentes diretos dos dinossauros. Deve ter existido um deles tão lento quanto uma tartaruga. Agora, pensando em profissionalismo, creio que a tartaruga não evoluiu, vai ser sempre uma tartaruga (ainda que pense que pode chegar a cágado).


A nossa amiga cascuda representa aquele profissional que caminha tão lentamente que, quando asceder um degrau na carreira, é hora de aposentar. Mas nós não podemos prever certos acontecimentos. Sim, é possível, e acho que muitos de vocês já viram algum dia uma tartaruga subindo em árvore.


Nessa nossa história, a árvore é a carreira profissional de nossa companheira e colaboradora tartaruga. Sua carreira (?) anda muito bem, obrigado. É uma carreira constante e estável. Fixa e sem lutas por melhorias. Mas pra ela está tudo bem, ela sabe que quem nasceu pra tartaruga nunca chega a crocodilo, não é mesmo? Ela não precisa ter ganância de nada. Tem moradia própria, que é o seu emprego, e se acha a “super” necessária da natureza. Esse é o profissional que acha que ninguém pode fazer o que ele faz. E se acha a última Coca-Cola do deserto.


Esse profissional, por meios naturais e inteligíveis não sobe carreira. Mas, assim como a tartaruga, que alguém pode olha-la e achar que onde ela esta, ela esta indefesa e a coloca no topo da árvore, achando que a está protegendo, quem já não viu um gestor ou administrador que foi posto no cargo? Todos nós temos provas mais que suficiente de que tartarugas não sobem em árvores, alguém a coloca lá. Assim é esse administrador. Sua incapacidade de gerenciar o local é tão grande que é uma ofensa à natureza. Assim como a tartaruga vai cair da árvore, uma hora a carreira de alguém também deve ceder.


Para concluir, nossa amiga tartaruga teve uma sorte tremenda, mas não pense que isso foi bom para ela, pois se alguém a tivesse posto em um jardim, muito melhor teria feito por ela. Alguém tem de avisar que árvore não é lugar para tartaruga, principalmente o topo da árvore. E quem quiser e tiver oportunidade, aproveita e avisa ao nosso amigo gestor para se preparar também, pois sua carreira deu uma guinada tão grande que foi impossível ele acompanhar. Ele não está preparado e pode cair da árvore a qualquer instante.


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Jurandir Antonio de Moura

por Jurandir Antonio de Moura

Hoteleiro e administrador, poeta e pensador.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93