Senso: “faculdade de apreciar, de julgar, de entender”. Significa, também, “entendimento; juízo, tino” e aplicação correta da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular.
Para facilitar o entendimento, você deve lembrar que quando desejamos destacar a característica ou boa qualidade de uma pessoa, normalmente utilizamos a palavra senso, como por exemplo, senso de responsabilidade, senso de moral, etc..
Seiri - Senso de utilização
Consiste em identificar o que é necessário, e o que não é necessário para o trabalho; onde somente o que for necessário deve permanecer no local. Materiais, equipamentos e máquinas podem ser relacionados. Os itens desnecessários deverão ser descartados, ou disponibilizados para outros locais.
Todos os recursos disponíveis devem ser avaliados de tal forma que somente sejam mantidos aqueles que realmente sejam úteis para realização de determinada atividade. Uma ação importante neste momento é não ter apego a velhos objetos ou materiais que não têm utilidade para o seu trabalho. É muito comum pensarmos que em “algum dia” aquele material pode ser necessário e por isso eu vou guardá-lo. Esta é uma das grandes falhas comuns que ocorrem no âmbito do senso de utilização.
Questione-se! Avalie se todos os objetos são necessários e se a quantidade a ser adquirida está bem dimensionada. Não compre em excesso. Lembre que materiais estocados representam dinheiro parado. Um dos problemas relacionados a custos das empresas está associado a má administração dos estoques. Seja consciente na utilização de matéria-prima e compre somente a quantidade necessária.
Este e os outros sensos podem ser aplicados também na sua casa, por exemplo, verifique aquele espaço em casa onde se coloca tudo que não serve, os brinquedos quebrados, a roupa velha, as revistas e jornais que não serão mais lidos novamente, entre outros.
Benefícios esperados: - Liberação de espaço;
- Disponibilidade de objetos para outros usuários;
Aspectos a serem considerados na implantação deste senso:
1. Discutir amplamente com as pessoas do ambiente o que deve ser guardado e o que deve ser descartado;
2. Identificar as causas que levaram à desarrumação e a guarda desnecessária de materiais e objetos sem utilidade e eliminar estas causas;
3. Registrar e quantificar o que estiver sendo guardado, disponibilizado ou descartado;
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93