Você já teve a impressão de ter visto algo que na verdade não estava a sua frente? Certamente em diversos momentos isto acontece conosco. Às vezes é a distorção de uma cor, ou a não percepção de uma pessoa que passa por nós na rua, ou até mesmo segundos de distração que nos levam a tropeçar.
Estes acontecimentos tem relação com a nossa percepção, que pode fazer referência a um conhecimento, uma ideia ou sensação resultante de uma impressão material produzida por nossos sentidos. É uma função de nosso organismo psíquico que nos permite receber a informação do meio, elaborá-la e interpretá-la conforme nossas memórias.
Mas, por que falar em percepção quando se quer explicar a forma como as pessoas fazem suas escolhas? Pois as escolhas são feitas a partir da junção dos dados da realidade que percebemos e as armazenagens de nosso “Mundo de Qualidade”.
O Mundo de Qualidade é formado pelas pessoas importantes em nossa vida, aquelas que estão ou já estiveram e deixaram seu legado em nossa história. Além disto, fazem parte deste mundo interior as coisas que nos são importantes e as ideias ou conceitos que formulamos ao longo da vida.
Assim, as escolhas que fazemos são baseadas nas análises dos dados presentes nestes dois elementos. Sendo assim, quando a percepção da realidade está distorcida ou nosso Mundo de Qualidade está empobrecido ou com valores muito desestruturados, nossas escolhas podem ser inadequadas ao nosso bem estar. Mas, quando conseguimos perceber a realidade tal qual ela se apresenta e nosso interior contém boas referências, faremos escolhas capazes de nos fazer crescer.
A dignidade de nossa construção pessoal está nesta capacidade de fazer as escolhas mais acertadas. E, mesmo quando passamos por períodos de grande tristeza ou perturbação, raiva e angústia, se estamos fortalecidos por uma boa base interior e com disponibilidade para perceber bem a realidade, então faremos escolhas que nos engrandecem, nos fazem produzir empowerment. Este empoderamento tem um bom sentido, pois faz qualquer um de nós fortes o suficiente pela crença em si mesmo e em seus valores enquanto ser humano.
Portanto, conheça a si mesmo, ame-se, apodere-se de suas habilidades para conseguir enriquecer seu Mundo de Qualidade e fortalecer a percepção de sua vida. Assim você estará assumindo as rédeas de seu próprio futuro.
Leitura complementar sugerida:
TEORIA DA ESCOLHA – Uma nova psicologia da Liberdade Pessoal, Willian Glasser (Mercuryo, 2002)
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Luciana Winck Corrêa
Psicóloga formada pela PUCRS, Coach com Certificação pelo ICI (Integrated Coaching Institute), especialista em Gestão Educacional (Universidade Castelo Branco/RJ) MBA em Gestão de Pessoas (ênfase em estratégias) pela FGV(POA). Experiência em desenvolvimento de equipes, lideranças e gestão de pessoas. Experiência de 23 anos em Educação. Atuando como coach e consultora de Gestão e Qualidade.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93