Não podemos negar, que a sociedade em que vivemos e os eventos cotidianos afetam diretamente o nosso comportamento, a nossa concepção, nossa cosmo visão e a maneira como nos relacionamos com as outras pessoas. O mundo está em constante mudança e isto nos faz viver debaixo de uma grande pressão. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo, o tempo está cada vez mais escasso em consequência disso as pessoas estão cada vez mais estressadas.
É claro que outros fatores também colaboram e muito, para que isto aconteça, por exemplo; o trânsito caótico das grandes metrópoles, a violência nas escolas, nas ruas, nos shoppings e muitas vezes até mesmo dentro dos lares. Estamos esgotados! Fazemos passeatas e exigimos paz! Porém, vamos ser sinceros, seria utopia acreditar que podemos mudar o mundo, sem antes de de tudo, começar esta mudança por nós mesmos.
Vejo um avanço significativo e acredito que ele é positivo no sentido de que, o homem moderno está valorizando cada vez mais o bem estar e não é atoa que as academias estão lotadas, uma dieta equilibrada é valorizada, queremos ser mais saudáveis, o nosso corpo está se tornando mais saudável. Porém, percebo uma outra necessidade, como anda a nossa alma, a nossa psyché?
Quanto tempo e quantos recursos você investe no seu equilíbrio emocional e saúde mental? Você pode sim, se tornar uma pessoa melhor! Uma pessoa mais compreensiva, mais sociável, mais positiva e realizada. É exatamente aí, que entra a relevância da psicanálise para os dias de hoje.
O que é Psicanálise? A Psicanálise, originalmente foi criada e desenvolvida pelo médico neurologista Sigmund Freud (1956-1939), é uma abordagem terapêutica baseada na observação de que os indivíduos, geralmente, não têm consciência dos inúmeros fatores que determinam suas emoções e comportamentos. Por outro lado, estes fatores inconscientes costumam ser a fonte de consideráveis sofrimentos e de infelicidade, podendo se manifestar na forma de “sintomas” reconhecíveis tais como: angústia, fobias, compulsões e sentimentos de vazio e solidão.
Também estes sintomas estão presentes na raiz das perturbações, na estruturação da personalidade, nas dificuldades de relacionamento no trabalho e/ou nos relacionamentos interpessoais e amorosos, assim como nos sintomas psicossomáticos, nas alterações do humor (depressão e euforia) e da autoestima.
A análise pessoal é o caminho para a descoberta deste inconsciente, promove o autoconhecimento e melhora a nossa maneira de se relacionar com o mundo e com os outros. Procure um analista e invista no seu maior patrimônio, você mesmo!
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Enéas Pires do Amaral
Enéas Amaral é psicanalista e teólogo. Pós-graduando em psicanálise pela USU-RJ, é pós-graduado e Bacharel em Teologia, Licenciado em Ciências das Religiões, coordenador do Núcleo de Psicanálise da Escola de Psicanálise Ponto Freudiano.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93