Mas, afinal, o que é marketing?

Observamos que as práticas e ferramentas de marketing tomam um sentido abrangente
Observamos que as práticas e ferramentas de marketing tomam um sentido abrangente

Administração e Gestão

25/05/2014

Buscar definir marketing não pode ser considerada como tarefa fácil, pois não se tem uma única definição ou único conceito.

Se fizermos uma breve pesquisa, iremos encontrar em um curto espaço de tempo, inúmeras definições para o termo, e todas diferentes uma das outras, pois cada autor descreve conforme o seu próprio entendimento.

Por não ser o bastante, os autores descrevem e desenvolvem novas variações de Marketing, sendo elas, Marketing Cultural, Marketing Ecológico, Marketing Social, Marketing Eleitoral, Marketing Pessoal, dentre diversas variações, algumas consagradas e outras não.

O que podemos observar é que se é bastante corriqueiro o emprego do termo marketing na definição de uma série de estratégias, sendo elas ideias diretamente conectadas ao conceito de venda, lucro, ou qualquer elemento mercantilista.

Mas, será que todas as variações citadas acima, estão vinculadas apenas às questões de comunicação, propaganda e publicidade?

Certamente não! Pois, diante as inúmeras definições, vale elucidar e direcionar os holofotes sobre seu verdadeiro objetivo, para entender que o marketing, vai muito além do mercado, pois a finalidade sempre será a satisfação de necessidades e desejos dos consumidores.

Observamos que as práticas e ferramentas de marketing tomam um sentido abrangente, na qual pode ser utilizada em qualquer tipo de organização, lucrativas ou não-lucrativas, governamentais ou não governamentais. E que dentre as diversas definições do marketing, o que se tem como analogia é simplesmente o objetivo final.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Jocélia Castro Saraiva

por Jocélia Castro Saraiva

Com mais de dez anos em experiência em Administração. Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade da Amazônia - Unama, Especialista em Gestão e Docência na Educação Superior pela Universidade da Amazônia - Unama, cursando Pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93