Linkedin e você: Uma excelente parceria profissional

No Linkedin é possível criar um perfil dinâmico e informativo
No Linkedin é possível criar um perfil dinâmico e informativo

Administração e Gestão

23/08/2014

Fundado em 2002 o Linkedin é uma rede de relacionamento profissional. A principal função é de manter uma rede de contatos, pessoas com quem você já trabalhou ou trabalha, ainda conhecidos de confiança em outras empresas.

Sua funcionalidade é basicamente a mesma que a do Facebook, com a diferença primordial de que absolutamente tudo está voltado para o mundo profissional.

No Linkedin é possível criar um perfil dinâmico e informativo no formato de um currículo virtual, participar e/ou criar grupos de sua área de interesse, compartilhar informações, conteúdos, novidades, etc., seguir empresas ou pessoas de interesse, procurar e se candidatar a um emprego ou anunciar uma vaga e criar um Networking sempre acessível.

Uma ferramenta poderosa porém pouco utilizada pelos Brasileiros, o Linkedin se consolida cada vez mais como uma rede de relacionamento de suma importância para a sobrevivência no mercado de trabalho, se tornando um diferencial competitivo para os seus utilizadores.

Com a interface intuitiva o usuário consegue criar um perfil em poucos minutos. É importante ressaltar que o acesso ao Linkedin deve ser feito diariamente, com contribuições de conteúdo de cunho produtivo para que a pessoa possa se destacar. Não adianta ter um perfil no Linkedin e não fazer mais nada. Por este motivo segue, abaixo, algumas dicas de utilização.

Dica 1.

Coloque uma foto profissional. Você mesmo pode pedir para um amigo ou parente para lhe ajudar com isso. Passe uma imagem positiva sobre si mesmo.

Dica 2.

Escreva um bom resumo, não copie algo pronto, curto ou longo é você quem decide, mas seja original.

Dica 3.

Coloque suas principais experiências profissionais, preencha o que for necessário, quanto mais informação melhor.

Dica 4.

Não tenha vergonha, solicite recomendações de quem já trabalhou com você. E entenda as recomendações como uma via de mão dupla. Faça recomendações antes de solicitar.

Dica 5.

Detalhe sua formação acadêmica, coloque suas contribuições e atividades enquanto estudante.

Dica 6.

Não esqueça de colocar seu idioma nativo, é importante, assim como outros que você tenha conhecimento. Não minta neste setor, pois o único prejudicado será você.

Dica 7.

Coloque os cursos livres ou de atualização, sempre começando do mais recente. Esses cursos demonstram o seu interesse pela sua área de atuação.

Dica 8.

Na seção Competências e Recomendações seja objetivo e verdadeiro. Suas habilidades adquiridas durante seu período na faculdade ou em empresas é sua principal aliada nesse momento.

Dica 9.

Informação nunca é demais, por este motivo preencha as Informações adicionais colocando suas áreas de interesse, seus dados pessoais e ainda dicas para entrar em contato com você. Tenha foco ao se disponibilizar assim como os meios de contato que as pessoas podem lhe contatar.

Dica 10.

Você apoia alguma causa? Trabalha como voluntário em algum lugar? Não deixe de colocar essas informações, elas melhoram a sua imagem. E se você está querendo ser voluntário, se coloque a disposição.

Dica 11.

Comece a procurar por pessoas conhecidas e conecte-se a elas, ou envie convites através de seus contatos de e-mail. Você pode convidar também participantes de grupos dos quais você faz parte.

Dica 12.

Procure por grupos do seu interesse e solicite participação. Lembre-se de contribuir com conteúdo interessantes e relevantes. Se desejar, você também pode criar um grupo e convidar suas conexões.

Dica 13.

Siga empresas que você admira ou que deseja trabalhar. Muitas vezes é possível se candidatar a vagas através do Linkedin.

Dica 14.

Mantenha seu perfil atualizado. Acesse constantemente e participe dos debates em grupos que você faça parte. Demonstre interesse pelas pessoas e suas ideias. Uma excelente maneira de fazer novos contatos é através dos grupos. E lembre-se, seja original quando convidar alguém para fazer parte de suas conexões.

Dica 15.

Preste atenção ao seu feed de notícias, compartilhe conteúdo relevante, “goste” das postagens de suas conexões e comenta-as. Compartilhe conhecimento e ganhe mais conhecimento.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Karolina Bezerra Salvador

por Karolina Bezerra Salvador

Formada em Administração de empresas, pós graduanda em Gestão Financeira, sou apaixonada pelo processo de aprendizagem, desenvolvimento e crescimento de pessoas, e comprometida com a melhoria contínua, acredito que através da gestão do capital intelectual é possível manter a organização competitiva no crescente mercado globalizado.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93