O líder na disseminação da cultura organizacional para com seus colaboradores

Gestores com foco em resultados eficientes
Gestores com foco em resultados eficientes

Administração e Gestão

02/09/2014

A cultura de uma empresa está totalmente ligada ao trabalho do líder, ele é quem deve se preocupar com o êxito de sua aplicação, contribuindo para o desempenho da empresa através da satisfação de seus colaboradores e clientes. Definindo um pouco mais a liderança pode ser apresentada como influência: “Liderança é um processo de influenciar as atividades individuais e grupais no estabelecimento e atingimento das metas.” (MEGGINSON; MOSLEY; PIETRI JR., 1998 apud ARAÚJO; GARCIA, 2009, p.342). E, ainda, a liderança influencia também o comportamento e atitudes de um determinado grupo de pessoas, para atingirem um bem comum dentro desta equipe.

Gestores com foco em resultados eficientes e, principalmente, preocupados em como atingi-los no desempenho de seus colaboradores, tendem a ser um líder com número maior de seguidores e isso traz benefícios para o desempenho da empresa (FARIA, 2004).

Difundir a cultura da empresa evidencia um importante aspecto da organização, sendo fundamental a participação do líder, que por sua vez deve estar sempre presente e ser conivente com essa cultura. Destacar o papel do líder, nesta pesquisa, é uma forma de mostrar sua importância dentro da organização, o poder de influência que ele exerce diante dos demais colaboradores e a forma com a qual ele deve lidar com seus subordinados. Algumas de suas atitudes refletem no comportamento dos funcionários e um líder que utilizar dos princípios da cultura da empresa facilmente terá sucesso em sua jornada.

Cultura é um tema muito pesquisado academicamente, pois está relacionada com o desenvolvimento da organização e sua disseminação, de forma flexível, sem a comum rigidez com que é vista pelos colaboradores, contribui para a resolução de problemas internos e externos da empresa, conforme Araújo e Garcia (2009).

Ainda falando da cultura organizacional para sua aplicação bem sucedida se faz necessário: ter colaboradores motivados para o trabalho, a maneira de liderar com uma ampla abordagem são atitudes que contribuem para a formação de uma cultura empresarial.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Tainara Souza Santos Aizza

por Tainara Souza Santos Aizza

Sou formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia, curso o qual conclui em 2012. Meu trabalho de conclusão de curso fiz na área de liderança, por achar um tema de muita relevância no ambiente organizacional. Título: "PAPEL DO LÍDER NA DISSEMINAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL" Hoje faço especialização de Docência no Ensino Superior, que concluirei no final de 2014.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93