Temos ouvido falar muito de Polícia Comunitária, aqui no Brasil, transformadas nas famosas UPP’s (Unidade de Polícia Pacificadora), como sendo a solução contra a violência crescente em nosso país. As UPP’s estão espalhadas, porém apesar das diversas implantações, nós observamos que a violência continua crescente, com casos pipocando em diversos recantos do nosso rincão. E por quê? A resposta é lógica. As UPP’s implantadas, o foram simplesmente como uma forma de satisfação à sociedade, sem obedecer aos ritos necessários para implantação das bases.
A adoção da Polícia Comunitária, que é uma filosofia de gestão de segurança pública, lastreada na parceria entre população e polícia, deve ser precedida de um entendimento amplo e de uma associação prévia entre segurança pública e comunidade. A segurança pública deve somar esforços com associações de bairros, escolas, comércio e religiosos de uma comunidade com o objetivo de proporcionar a escuta das diversas demandas da população, e não ser implantada como uma nave alienígena, por vezes dissociada dos reclamos e aspirações da gente daquele lugar. Afinal a comunidade tem que ser parceira e se perceber partícipe do sucesso, pois devemos sempre partir do pressuposto de que em uma comunidade, por mais violenta que ele se apresente, é composta por pessoas honradas e trabalhadoras e que a violência é algo que deve ser extirpado por não ser inerente daquela população.
Enquanto essa interação Polícia e Comunidade não existir será improvável vermos o sucesso real dessa filosofia, pois o que temos é o sucesso de operações pontuais, mas que não resultam em redução dos níveis de violência hoje alarmantes. Por tudo isso não há o que se falar em sucesso ou fracasso, simplesmente por que verdadeiramente a Polícia Comunitária não foi implantada em toda sua inteireza em nosso país.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por José Félix da Silva Rosário
Economista, formado na Faculdade Católica de Ciências Econômicas do Estado da Bahia.
Corretor de Imóveis, formado pelo CETREDE.
Escrivão de Polícia Civil do Estado da Bahia.
Pós Graduado em Polícia Comunitária, UNISUL
Curso de Criminologia a distância. Portal Educação
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93