Finalmente, após uma longa caminhada conjugando muito esforço, dedicação e investimentos em sua formação acadêmica e profissional, você assume um cargo de gestão, acreditando que pode fazer a diferença na organização onde trabalha, e dependendo de sua visão, acreditando que pode fazer a diferença na vida das pessoas.
Após um período inicial de experiência absorvendo uma grande quantidade de informações, demandas e metas, você é confrontado com uma questão difícil, seja olhando no espelho numa sexta-feira após o expediente, seja por um membro de sua equipe que abre o coração em uma breve reunião, pedindo a você que atenda algumas necessidades:
- Precisamos de várias melhorias e adequações coerentes com o mercado e a nossa atuação, incluindo melhores salários, benefícios, premiações, etc.
E nesse momento de confronto consigo mesmo, você espera seu colaborador parar de falar até dizer a ele a frase clássica:
- Verei o que posso fazer.
E ao ver esse membro de sua equipe sair de sua sala, você questiona:
- E agora, o que eu faço?
Talvez você não faria essa pergunta atuando em uma organização com um histórico de investimentos efetivos na formação e reconhecimento de sua equipe.
Contudo, este não é o caso da maioria das empresas brasileiras, e um dia, assumindo a gestão comercial (e administrativa) de uma pequena empresa, ouvi esta mesma solicitação de um colaborador no contexto de uma equipe de apenas cinco pessoas (incluindo eu e o proprietário), em uma empresa enfrentando vários problemas para crescer e se manter frente à concorrência.
Após refletir sobre a solicitação do meu colaborador durante alguns dias, e sabendo que eu não poderia contar com os recursos necessários num momento em que a empresa não tinha condições de disponibilizá-los, percebi que só havia uma saída: trabalhar as oportunidades disfarçadas, sair da minha zona de conforto e fazer coisas que nunca tinha feito antes.
Assim, conquistei dois importantes benefícios e que irei utilizar como exemplos de como podemos ir além do óbvio para motivar uma equipe:
1. Academia: todos os dias eu passava em frente a uma grande academia para chegar ao trabalho, então pensei: - Porque não oferecer uma oportunidade à minha equipe que possibilite a eles abandonarem o sedentarismo e trabalharem com mais qualidade de vida? Assim, efetivei uma parceria sem qualquer investimento financeiro oferecendo um ano de academia grátis a todos. 2. Inglês: após ver minha proposta de parceria fracassar junto a uma escola de inglês presencial, dediquei alguns meses para realizar algo inédito em minha vida, em termos do que foi necessário realizar, e inédito no segmento em que eu atuava: uma parceria exclusiva oferecendo descontos à minha equipe nos cursos da maior escola de inglês online do mundo, a EF Englishtown.
Para efetivar estas parcerias e surpreender minha equipe, alcançando o objetivo de fidelizá-los sem a disponibilidade de investimentos por parte da empresa, segui alguns critérios e princípios:
1. O mundo está cheio de oportunidades, muitas vezes clamando por alguém com a sensibilidade necessária para enxergá-las e trabalhar duro por elas. São oportunidades disfarçadas que podem ser traduzidas na solução de um problema que você está enfrentando.
2. É incrível o que podemos fazer quando estamos motivados e amamos o que fazemos. Assim, fica a pergunta: Você ama o que faz e está disposto a investir tempo, criatividade e suor para ser feliz nisso? Se você ama o que faz, de repente falta aquela certeza de que você pode muito mais do que já imaginou, e partir para a ação.
3. Muito já foi escrito sobre liderança, mas aquela poderosa e agradável sensação de ser reconhecido como um líder não por suas imposições, mas pelo que você conquistou para as pessoas é o que confirma muito do que já aprendemos sobre a tão falada "liderança servidora".
4. Alguns dos seus sonhos e metas mais audaciosos poderão ser alcançados na medida em que você contribui para que o mesmo ocorra na vida das pessoas. Assim, ao passar pela experiência de oferecer muito além do óbvio à sua equipe, você também irá ampliar sua visão e experimentará novas oportunidades de crescimento, aprendizado e apoio de pessoas que jamais imaginou.
E então, vamos sair do óbvio e reconhecer as pessoas como o melhor e mais poderoso investimento que podemos fazer?
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Alexsandro Alves Borges
Alexsandro A. Borges é gestor Comercial e de Marketing, com experiência em gerência administrativa, gestão de equipes, gestão de projetos, criação de metodologias, análise de mercado e programas de treinamento. Atualmente, está envolvido em projetos de CRM, Universidade Corporativa e Canais de Vendas.
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