Li recentemente um artigo que criticava a velha anedota que quem não sabe o quer fazer na vida escolhe a faculdade de Administração. Claro e não é para menos, hoje faltam administradores no mercado, generalistas estão escasseando e as empresas estão pagando um preço por isto.
O mesmo posso considerar para os velhos hábitos de profissionais e proprietários de empresas, principalmente micro e pequenas, que ainda pensam que sabem fazer marketing como ninguém, ou melhor, muito melhor do que você profissional especializado.
Uma empresa para sobreviver precisa pensar no mínimo em seu produto/ serviço, em propaganda, em preço e em distribuição/ponto de venda, os famosos 4 P’s de Kotler, é quase uma questão de sobrevivência. Até aí estamos no nível básico.
Muitas empresas, principalmente familiares, pecam por não ter profissionais especializados em seus quadros ou por acharem que podem e conseguem fazer marketing sozinhos, afinal qualquer um pode (?) ou porque marketing na visão deles é só vender.
Da mesma forma alguns praticam medicina recomendando e prescrevendo medicamentos ou atitudes relacionadas à saúde, bem como explicando as causas e consequências de doenças ou sintomas que nunca se quer ouviram falar!
Pode fazer tudo isto e não admitir seus erros e por vezes não arcar com as consequências, em ambos os casos.
Não é muito diferente no mundo corporativo, principalmente das micro e pequenas empresas onde os conceitos não são considerados importantes ou estratégicos. Prestar um serviço ou vender um produto, mas não analisar como vendê-lo da melhor forma, para quem, aonde e como conquistar o cliente é uma lição de casa que muitos se esquecem ou não acreditam necessária para o sucesso do negócio. Continuamos no nível básico.
O Marketing é uma ferramenta estratégica utilizada para identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do mercado. A utilização do plano de marketing torna a empresa menos vulnerável às crises, pois estas podem ser no mínimo vislumbradas. A partir daí pode-se desenvolver objetivos e identificar oportunidades.
Parece muito simples, mas não é!
Comparando com a medicina, todos poderiam ser médicos baseados em suas próprias experiências, que lhes dão know how para supostamente indicar tratamentos. Mas quando você fica doente ou está com sintomas os quais não consegue explicar, vai ao médico ou ao vizinho?
O mesmo vale para profissionais de marketing que são preparados para identificar problemas, indicar caminhos e apresentar planos de ação compatíveis com a realidade da empresa. Deparo o tempo todo com empresas que necessitam de profissionais ou no mínimo de consultoria em marketing, principalmente os pequenos negócios, que pode-se dizer fazem muito por intuição ou por aprendizado a base da palmatória.
Assim empresários busquem profissionais qualificados para indicar soluções para seus problemas e não consultem a família, o vizinho ou o amigo como se estivesse jogando banco imobiliário. Certamente o dinheiro perdido por estratégias erradas não será de mentirinha.
Agora se você prefere ser louco… volte para casa zero e boa sorte!
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Poranga Miranda
Há mais de 20 anos na área de marketing, com ênfase no setor de serviços e larga experiência no setor de educação. Compartilhar conhecimento é a forma mais lúdica de crescimento profissional. O marketing, para mim, é um instrumento para que as empresas se tornem conhecidas e reconhecidas. Criei o Blog Comunicaê com o intuito de propor reflexões aos estudantes e novos profissionais de marketing.
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