Lembro-me como se fosse ontem (mas poderia ser hoje) quando um franqueado em uma empresa que trabalhei veio me perguntar se a gráfica estava correta quando disse que o material seria mais caro porque seria impresso em uma máquina de oito cores.
Hoje até pode, com a tecnologia evoluída 20 anos depois, mas na década de 90 não existia nada mais que uma máquina tradicional de 1, 2 ou 4 cores e olhe lá, eram poucas, apenas as grandes gráficas tinham equipamentos de primeira linha, pois todos eram importados.
Assim é o mercado pra quem não conhece as tecnologias, os processos, a produção de qualquer material. Ignorante de carteirinha.
Então caros profissionais de marketing e entrantes, é necessário conhecer sim os fornecedores, suas empresas, seu ambiente de trabalho e os fornecedores de seus fornecedores. De que adianta você saber avaliar um produto pronto se não sabe como é feito?
Facilmente enganado é o mínimo que pode acontecer e isto custa caro, para você e para a empresa.
Então deixa de preguiça e vão às empresas de seus fornecedores, conheçam todos, sejam serviços, seja produção. Entendam como é o processo de confecção dos materiais de propaganda, as etapas do processo, quem os faz e como.
De certa forma, este exemplo serve pra tudo, você deve conhecer as empresas de quem compra produtos, como estão instaladas, seu ambiente de trabalho, quem os atende ao telefone, quem trabalha em cada etapa. Criar bons vínculos sempre foi e será positivo para qualquer cliente e fornecedor, seus laços se estreitam e sua confiança aumenta.
Neste caso uma vertente do marketing de relacionamento pode ser executada, indoor, onde todos ganham. Uma porque você profissional de marketing cede conhecimento e presta serviço aos seus colegas de trabalho e que não são da área, lembrem-se conhecimento faz diferença. Outra porque mostra interesse indo além das suas tarefas específicas e por último e não menos importante torna-se mais confiável interna e externamente.
De forma geral, vale pra tudo, não só para os casos específicos de fornecedores, o interesse pelos processos internos, as regras, a execução do trabalho em outras áreas é de extrema importância para que profissionalmente você tenha mais bagagem e possa entender, aplicar ou sugerir mudanças positivas dentro da empresa na qual trabalha.
Profissionais que ficam presos aos seus jobs específicos não conseguem pensar fora da caixinha, não conseguem argumentar, não conseguem ampliar seu campo de ação, não são “vistos”, tornam-se autômatos, caem na vala comum.
Abram os olhos caros profissionais novatos e entendam que o mercado está cada vez mais exigente, não existe mais trabalho para aqueles que não se capacitam ou qualificam adequadamente.
Sejam ousados, sejam diferentes, tenham sede por conhecimento e aproveitem tudo em benefício próprio. No mínimo você será uma pessoa com muito conteúdo.
Você deve conhecer muitos por aí e vai conhecer muitos ainda com ambos os perfis... Então se espelhe naquilo que você quer ser!
Boa sorte!
Reflita:“Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão.” – Lao-Tsé
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Poranga Miranda
Há mais de 20 anos na área de marketing, com ênfase no setor de serviços e larga experiência no setor de educação. Compartilhar conhecimento é a forma mais lúdica de crescimento profissional. O marketing, para mim, é um instrumento para que as empresas se tornem conhecidas e reconhecidas. Criei o Blog Comunicaê com o intuito de propor reflexões aos estudantes e novos profissionais de marketing.
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