Inovação: casos de sucesso

A inovação irá diferenciar a empresa dos seus concorrentes
A inovação irá diferenciar a empresa dos seus concorrentes

Administração e Gestão

10/12/2014

Resumo

Na atualidade as grandes empresas estão em constante busca de inovação de produtos e serviços. A inovação ira diferenciar a empresa dos seus concorrentes permitindo que os resultados alcançados possam ser cada vez mais satisfatórios. O presente trabalho visa demonstrar a inovação dentro de três grandes organizações: A inovação no setor de recursos humanos da Votorantim Metais, a Dell computadores com vendas de equipamentos personalizáveis e redesenho da cadeira de suprimentos e a mudança no designer dos equipamentos da Sony para atender o gosto dos jovens chineses. Todas as organizações inovaram para alcançar melhores resultados.


1. VOTORANTIM METAIS

As organizações utilizam de diversas fontes de tecnologia e aprendizado, tanto de origem interna quanto externa para lançar novos produtos, melhorar processos, adotar novos métodos de gestão organizacional e aumentar a competitividade. (Tigre, 2006).


Nesse contexto expresso pelo autor a primeira situação apresentada de inovação empresarial esta relacionada à melhoria dos processos e métodos de gestão organizacional que indiretamente proporcionou melhores resultados no produto final, redução de tempo e motivação dos trabalhadores. Os fatos a seguir são recorrentes à empresa Votorantim Metais na Unidade Morro Agudo localizada em Paracatu (Minas Gerais), e as informações relatadas foram feitas pelo autor com base em visitação, entrevistas e estudo de documentações fornecidas em 2010.


Como toda organização cabe um setor responsável pelo recrutamento, seleção, folhas de pagamento, benefícios dentre outros enquadrados ao setor de Recursos Humanos (RH). Na empresa em questão grande parte dessas atividades era controlada por uma equipe de RH local além de eventuais intervenções dos supervisores e outros cargos de nível superior que atuam diretamente com o operacional. As solicitações ao setor ainda contavam com respostas vindas da sede da empresa.


Apesar dessa relação realmente funcionar e conseguir solucionar eventuais conflitos o supervisor gastava boa parte do tempo de planejamento e estruturação das linhas de trabalho para solucionar situações de RH para seus colaboradores, uma vez que caso os eventuais conflitos acontecessem era notório a redução da motivação e consequentemente rendimento e produção da equipe. Os próprios envolvidos faziam uso do tempo no trabalho em visitações constantes ao setor responsável.


Para solucionar esse problema no ano de 2010 a unidade implantou o DHO Direto: um Sistema online com foco na área de recursos humanos. Sua acessibilidade se da de qualquer localidade com conexão com internet, onde o colaborador pode obter informações envolvendo todo o processo de folha de pagamento, contratação de pessoas, benefícios, férias, empréstimos entre outros. Antes de sua implantação qualquer reivindicação em relação à mão de obra de pessoal era totalmente feita na unidade, para agilizar esse processo vincularam o serviço a uma central de atendimento situada em Curitiba.

A inovação não só permitiu agilidade nos processos como também revogou dessa forma a intervenção de supervisores nos problemas em questões, permitindo a eles maior atenção e cuidados especiais às tarefas cotidianas.


Os colaboradores também dispuseram de acompanhamento direto das solicitações através da web, obtendo respostas mais rápidas, (acessando o sistema de suas casas ou mesmo através dos computadores montados na sede para esse fim), não necessitando fazer visitações constantes ao setor para obter informações.


Através dessa nova implantação foi possível obter índices de satisfação mais eficazes. A satisfação do colaborador esta diretamente relacionada a inúmeras variáveis que vão dês de melhores rendimentos até menor ciclo de rotatividade na empresa.


Prova disso foi que no mesmo ano da implantação o grupo da Votorantim esteve presente na 14ª edição do guia VOCÊ S/A – EXAME – As 150 Melhores Empresas Para Você Trabalhar, elaborado em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) da USP. Esse que foi o segundo ano de sua participação no Ranking, a Votorantim Cimentos foi destaque no quesito Cidadania Empresarial. No laudo técnico: Pesquisa melhores empresas para trabalhar (2010, p. 12) o quesito cidadania empresarial é explicado:

Uma empresa que se destaca como um bom ambiente de trabalho deve ser cidadã, ou seja, deve ser preocupada com o ambiente onde se insere e com as pessoas com as quais se relaciona. A questão da responsabilidade social e ambiental é cada vez mais exigida na sociedade moderna. Este fator tem grande impacto na construção do orgulho de pertencer por parte dos trabalhadores. (...)


Na edição de 2012 a VOCÊ S/A – EXAME premiou a Votorantim Metais com o prêmio de revelação do ano pelo auto índice de felicidade no trabalho (IFT).


Conclui-se dessa forma que a inovação e a criatividade para a melhoria dos processos de recursos humanos foram cruciais ao estabelecimento de um clima organizacional amigável, satisfação dos colaboradores e dessa forma atingir índices de produção cada vez melhores.


2. DELL COMPUTADORES

A tecnologia é potencialmente o fator mais importante para o aumento da competitividade global das empresas. De acordo com vários estudos, as empresas investem e aplicam em novas tecnologias acercar-se a ter um quadro financeiro mais sólido do que as que não usam desse investimento. (Mattos e Guimarães, 2005).


Para Tidd, Bessand e Pavitt (2008) Os clientes almejam um número pré – definido de opções, antes que possam efetuar a compra de um produto. Essas opções pré – definidas podem incluir cor, tamanho e adaptações técnicas, essas são facilmente adaptadas e podem ser configuradas no estágio de montagem.


O sistema de comércio da Dell computadores permite que seus clientes comprem pelo telefone ou pela internet, configurando os equipamentos da forma que desejar. A grande maioria dos computadores só são fabricados após terem sido vendidos, utilizando o sistema Just-in-time aumentando a velocidade do ciclo de produção e reduzindo os estoques. (Tigre, 2006).
O sistema de pedido e o sistema de controle da cadeia de suprimentos são conectados, o que garante que o estoque esteja onde for necessário para o produto ser rapidamente fabricado. Dessa forma, existe um alto nível de coordenação entre fornecedores e transportadoras conectados ao sistema de informação da Dell, utilizando tecnologias de ultima geração. (Gomes e Rodrigues, 2008)


Tigre (2006, p 204), explica que seus principais fornecedores têm seus depósitos localizados a menos de 15 minutos das fábricas da Dell, dessa forma atende rapidamente as necessidades de produção, o autor ainda completa: “Além de competir em variedade e preço, a Dell usa a velocidade de produção e entrega para diferenciar o serviço de seus concorrentes.”


Dessa forma suas previsões de venda deixaram de ser baseadas apenas em dados de faturamento e sim de um controle real das operações de produção e distribuição sem as interferências típicas da recomposição dos níveis de estoque. Possibilitando ainda a capitação de clientes diferentes com necessidades adversas uma vez que seus produtos serão moldados de acordo com o perfil do solicitante.


3. SONY

A Sony tinha um empecilho na China: A visibilidade da empresa diante de muitos jovens chineses era de ‘a marca do papai’. Para reverter esse quadro em 2005, a empresa abriu um centro de design em Xangai que procurou entender o estilo de vida dos jovens da região. Foram concedidas 50 câmeras digitais a um grupo de jovens, e foi solicitado pelos designers que eles documentassem em fotografias o seu dia a dia. Com essas informações, foi possível começar a projetar uma linha de tocadores MP3 que chamasse a atenção desse grupo. “O resultado foi o desenvolvimento de aparelhos em cores discretas e com a aparência de um seixo.” Dessa forma a Sony percebeu a crescente exigência de seus consumidores chineses, não contentando com modelos ultrapassados projetados em outras nações. (Tigre, 2006).


Ter um designer diferenciado é uma característica importante não apenas em mercados como o da moda, mas também em bens de consumo duráveis e bens de capital. Os fabricantes tem a visão de que precisarão de produtos esteticamente mais avançados para conquistar novos mercados e aumentar suas margens de lucro em outros países. (Tigre, 2006).


A grande diferenciação e inovação aplicada pela Sony foram descobrir os interesses dos jovens chineses, e a partir dessa analise reformular seus produtos de acordo com os gostos locais. Para Tidd, Bessant e Pavitt (2008) na atualidade o ciclo de vida dos produtos é cada vez menor, e a capacidade de estar frequentemente substituindo esses produtos por versões mais modernas é cada vez mais importante.





REFERÊNCIAS

GOMES, Silvia Maria. ; RODRIGUES, Carlos Manuel Taboada. Configuração de cadeia de suprimentos: estudos de casos em ambiente dinâmico de competição. Disponível em: < http://www.cpge.aedb.br/seget/artigos08/164_164_seget.pdf > Acesso em 8 de Março 2013.


MATTOS, João Roberto Loureiro de. ; GUIMARÃES, Leonam dos Santos. Gestão da Tecnologia da Inovação: Uma abordagem prática. 1º ed. São Paulo: Saraiva, 2005.


TIGRE, Paulo Bastos. Gestão da Inovação: A Economia da Tecnologia no Brasil. 1º ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda., 2006.


TIDD, Joe. ; BESSANT, John. ; PAVITT, Keith. Gestão da Inovação. 3º ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.


Você S/A. Laudo Técnico: Pesquisa Melhores Empresas Para Você Trabalhar 2010. Disponível em: <http://vocesa.abril.com.br/melhoresempresas2010/downloads/Laudo_Tecn ico_2010.pdf> Acesso em 8 de Março 2013.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Carlos Enrique Lima Barros

por Carlos Enrique Lima Barros

Graduado em Sistemas de Informação e especializado em Gestão de Projetos. Atualmente é gestor de marketing de uma Instituição de Ensino.

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