5 passos para gerar resultados com trabalho voluntário
5 passos para gerar resultados com trabalho voluntário
Administração e Gestão
29/12/2014
O trabalho voluntário “move montanhas”.
Vemos diversas empresas e ONGs que desenvolvem projetos exemplares através da ajuda de voluntários.
Geralmente as pessoas que se dedicam a trabalhos voluntários são pessoas ocupadas que tiram um pouco do seu precioso tempo para se dedicar a uma ação que consideram relevante para a sociedade.
Estas pessoas sentem satisfação neste trabalho voluntário que desempenham e seus resultados.
As pessoas podem ser realizadas no trabalho, na família, nos relacionamentos e nas finanças, mas muitas vezes elas se pegam sentindo como o escritor do livro de Eclesiastes, na Bíblia cristã:
“Vaidade, tudo é vaidade.”
Ou seja, têm tudo, mas sentem falta de uma realização maior. Muitas vezes esta realização maior vem através do resultado do trabalho voluntário que realizam.
Neste artigo quero compartilhar com você algumas ações que contribuem para o excelente resultado do voluntariado.
1º Participar é melhor do que assistir
Um voluntário quer se sentir importante na ação voluntária que realiza. Dê oportunidade, acredite no potencial das pessoas, designe tarefas para os voluntários e observe os resultados.
Muitas empresas ou instituições julgam que certos trabalhos só ficarão bem feitos se forem feitos por funcionários bem remunerados. Isto é relativo, mas, às vezes o trabalho feito pelo voluntário frutificará melhores resultados do que se fosse feito por um funcionário porque o voluntário está ali por amor, por decisão própria. Este é o sentimento que os gestores gostariam que suas equipes remuneradas tivessem ao trabalhar pelos objetivos das organizações.
2º Invista no conhecimento e relacionamento com os voluntários
Muitas ações voluntárias contam com pessoas de alto desempenho envolvidas no trabalho, porém, por não conhecer ou por não se relacionar com elas perdem a oportunidade de agregar valor à ação.
Uma estratégia que funciona muito bem neste processo é a realização de eventos para os voluntários que permitam eles se expressarem e a aplicação de ferramentas comportamentais que possibilitem o levantamento dos perfis comportamentais e o alinhamento às tarefas disponíveis para voluntários.
3º Comunicação efetiva dos objetivos da ação
Este item é muito importante. Quando uma instituição se disponibiliza a realizar uma ação voluntária é porque ela percebe uma necessidade na sociedade e deseja suprir a mesma.
Quando uma pessoa se disponibiliza a realizar o trabalho projetado é porque ela também percebe a necessidade e está disposta a se esforçar em favor da solução ou de oferecer um paliativo para a necessidade percebida.
Temos aqui esforços da instituição e do voluntário, mas às vezes os resultados ficam comprometidos pelas falhas na comunicação.
Apesar da boa vontade de ambas as partes, o voluntário não sabe o que deve realmente ser feito, até que a instituição o informe. Em muitos casos pode ser necessária a aplicação de treinamentos para os mesmos, possibilitando a eles adquirirem as habilidades necessárias para a realização do trabalho.
Da mesma forma, a instituição não sabe quais são as possíveis necessidades dos voluntários para desempenhar um bom trabalho, até que estes sintam estas necessidades e comuniquem à instituição com clareza.
4º Agregue valor à vida do voluntário
O voluntário se doa no processo de realização do trabalho, geralmente com foco no resultado da ação. Isto não impede que a instituição contribua de alguma forma com o voluntário.
Esta contribuição não está diretamente ligada a pagamento. Agregar valor através de treinamentos, certificados de participação, prêmios de reconhecimento que traga saudade ao coração do mesmo, ou simplesmente comemorações em agradecimento pela dedicação no trabalho realizado, contam muito para os voluntários porque faz com que eles se sintam importantes no processo.
5º Defina indicadores para medir os resultados do trabalho e seja transparente com os voluntários
No início deste artigo, falei sobre a importância dos resultados para os voluntários.
Quando os gestores da ação definem indicadores que possam mensurar os resultados alcançados pela equipe e apresentam estes resultados para os voluntários, estão dando a eles a chance de terem seu trabalho reconhecido pela instituição, pela sociedade e por eles próprios.
Isto mostra a seriedade com que o trabalho está sendo gerido, mostra a importância do trabalho porque se gasta tempo analisando os indicadores. Mostra também as possibilidades de melhorias no trabalho realizado que muitas vezes, podem ser sugeridas ou simplesmente realizadas pelos voluntários.
O sucesso do trabalho voluntário depende da motivação da equipe e esta depende dos incentivos implantados pelos gestores para que o trabalho gere cada vez mais resultados positivos.
Vamos trabalhar?
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Deyviane Teixeira
Vice presidente da ONG NCBN- Núcleo Cristão Brasil para as Nações.
Administradora do site www.pessoaseresultados.com.br
Pós- graduanda em Gestão de Pessoas com ênfase em estratégias pela FGV-Fundação Getúlio Vargas.
Bacharel em Administração de empresas pela UNISA- Universidade de Santo Amaro.
Treinadora Certificada no Modelo de Personalidade Persolog- baseado na metodologia DISC.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93