Quais os erros mais comuns no preenchimento de um plano de negócios
O Plano de Negócios é indispensável!
Administração e Gestão
24/03/2015
Quando se fala em Plano de Negócios muitas empresas que estão iniciando ou que já está há bastante tempo no mercado, acreditam que esse elemento é indiferente ao seu negocio, ou seja, não há necessidade de sua realização. Porém, a cada dia que passa a realidade tem se mostrado outra bem diferente, pois a existência de um plano de negócios bem elaborado é fundamental para minimizar riscos, para elaboração e implantação de estratégias no mercado, tendo uma visão mais ampla de fornecedores, concorrentes e clientes.
Porém, a utilização dessa ferramenta às vezes é realizada de forma inadequada ou ainda de forma insuficiente, pois muitas empresas acabam pulando etapas ou deixando algumas incompletas, o que acarreta na formação de uma visão camuflada e deficiente. Para realizar um plano de negócios com 100% de eficiência as organizações precisam em primeiro lugar de uma série de informações sobre o mercado, as finanças e as operações da empresa que já estão em execução ou irão entrar em fase de execução. O principal erro cometido pela maioria das empresas na elaboração do PN é justamente na etapa de analise do mercado.
Ao abrir um negócio ou expandir um empreendimento já existe é fundamental planejamento prévio. A sua não realização poderá acarretar em consequências práticas desastrosas. É melhor identificar os possíveis erros no papel do que deparar-se com eles na prática, onde já foram investidos recursos financeiros e tempo de trabalho. Quanto mais o empreendedor conhece seu negocio, seu mercado, suas capacidades, suas deficiências e realiza projeções financeiras para seu controle, mais diferenciais competitivos e subsídios ele terá para enfrentar a concorrência e conquistar clientes.
Ao realizar a elaboração de um Plano de Negócios existe uma série de erros que são comuns, entre eles podemos citar:
• Querer escrever tudo de uma vez só;
• Não definir bem o Negócio;
• Errar nas Contas;
• Não ser Realista;
• Falta de Conhecimento do seu Público Alvo;
• Falta de Analise dos Pontos Fortes e Fracos e ainda Oportunidades e Ameaças;
• Confundir Fluxo de Caixa com Lucro;
• Desviar o Foco;
• Agir pelo Emocional;
• Não Projetar o Tamanho do seu Mercado;
• Fazer Previsões Absurdas;
• Não Analisar bem a Concorrência;
• Falta de Objetividade e Clareza;
• Ignorar os Riscos do Negócio;
• Falta de Esclarecimento da Função de cada Parceiro no Negócio;
• Falta de Análise Criteriosa da Estrutura de Preço;
Enfim, para proporcionar o crescimento de qualquer empresa o Plano de Negócios é indispensável. Pois nele estarão contidas informações sobre o mercado de trabalho, finanças internas, produtos ou serviços oferecidos, concorrentes, clientes, parceiros e demais aspectos de extrema importância para qualquer empreendimento. A formalização da estratégia da organização em documento pode ajudar o empreendedor a descobrir possíveis lacunas em sua estratégia e corrigi-las ainda na fase de planejamento. Realizar um bom planejamento é o primeiro passo na busca do sucesso.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Grasielly Pereira da Silva
SOU FORMADA EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. TENHO CONHECIMENTO EM INFORMATICA, DESENVOLVIMENTO EM APLICATIVOS MÓVEIS, GESTÃO DE PROJETOS, CONSULTORIA E CONTABILIDADE.
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