09/04/2015
Indiscutívelmente, o feedback é fundamental no relacionamento corporativo.
Mas, você sabe o que significa exatamente este termo?
De acordo com o dicionário Aulete (www.aulete.com.br), o termo feedback, originado da língua inglesa, significa: "2. Resposta, à fonte emissora, sobre o resultado de uma ação, mensagem, trabalho etc., o que realmente realimenta o processo; RETORNO; 3. Reação, resposta.
Exemplos: Feedback negativo - 1 Fisl. Realimentação de um sistema por um produto dele de modo a inibir uma de suas fases, e com isso atenuar seus resultados; Feedback positivo - 1 Fisl. Realimentação de um sistema por um produto dele de modo a estimular uma de suas fases, e com isso incrementar seus resultados.
No ambiente corporativo, o feedback é indicado para auxiliar o desenvolvimento profissional de cada indivíduo, independentemente do seu nível hierárquico e também para dar direcionamentos. Você consegue imaginar o seu dia a dia sem feedback? E sua equipe, se você está numa posição de liderança? Além do feedback, você já pensou em incluir conversas de alinhamento e direcionamento? Todas estas ferramentas são gratuitas e estão a seu favor, sendo necessário somente a atitude e a vontade de fazer.
Abaixo, listo algumas dicas para auxiliar o momento do feedback:
Essa equação faz sentido? Acompanhamento + feedback = resultado.
Quais os aspectos positivos desta equação?
Vale lembrar que é fundamental que o feedback seja aplicado imediatamente após o ocorrido. Não espere semanas ou meses para aplicá-lo, pois com certeza o retorno será o mesmo.
Outras dicas:
Se quiser, envie um e-mail para blogdocallcenter@uol.com.be e me dê o seu feedback sobre este artigo.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Vania Amorim é idealizadora e mantenedora do portal técnico Blog do Call Center (www.blogdocallcenter.com.br). Atua na área de atendimento e relacionamento com clientes, realizando a gestão de operações próprias e prestadores de serviços (SAC, SAC 2.0, Qualidade, Chat, e-mail, Retenção, Back Office dentre outras).
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93