Qual o Lugar do Jovem no Mercado de Trabalho do Século 21?

O jovem que deseja entrar no mercado de trabalho deverá ser proativo.
O jovem que deseja entrar no mercado de trabalho deverá ser proativo.

Administração e Gestão

16/04/2015

O jovem que deseja entrar no mercado de trabalho deverá ser proativo, ter iniciativa, dinamismo e disposição para querer sempre aprender e desenvolver as suas habilidades.

Muitas oportunidades de emprego surgem para jovens, principalmente na área de serviços como Telemarketing, Help Desk e na área administrativa.

Muitos começam como estagiários para conseguir experiência e depois acabam sendo efetivados e fazendo carreira dentro da empresa. Tudo depende da determinação e da força de vontade do jovem.

Quem deseja entrar no mercado de trabalho não deve procurar apenas bons salários, porque o mercado é bastante competitivo e sempre vai escolher os mais capacitados.

O importante é ter empregabilidade, procurar se atualizar sempre, realizar cursos, se possível aprender uma língua estrangeira e dominar a informática. Isso conta bastante na hora da seleção.

O jovem tem uma grande vantagem em relação aos mais experientes porque ele é aberto a mudanças e à inovação, e muitas empresas preferem treinar jovens inexperientes e moldá-lo de acordo com o perfil da empresa do que recrutar pessoas com experiência, mas que possuem vícios do próprio mercado de trabalho e arraigados a outras culturas organizacionais.

Portanto, o jovem que conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho, deve agarrar com todas as suas forças e dar o melhor de si, mostrando iniciativa, perguntando, mostrando que tem interesse em aprender. As empresas dão muito valor a esses comportamentos.

Caso tenha necessidade de fazer hora extra, os jovens devem se mostrar disponíveis e não deixar se influenciar pelas pessoas desmotivadas de dentro da empresa que só reclamam de tudo. Ficar longe de pessoas desse tipo e acreditar no seu potencial é uma grande atitude.

Se é paciente, uma hora seus esforços serão reconhecidos. Os jovens têm tudo para crescer.

Outra boa postura é pedir que os superiores passem um feedback, ou seja, que falem o que acham do trabalho que está sendo desenvolvido e o que poderá ser feito para melhorar. Esses retornos são muito válidos para saber se por acaso está sendo feito algo de errado e o que poderá ser feito para melhora e desenvolvimento da carreira.

Os jovens devem acreditar mais em si mesmos e no seu potencial. A autoestima é um fator muito importante para o sucesso na carreira, assim como o marketing pessoal.

Também é necessário ter um senso de responsabilidade para ter um futuro promissor, pois uma postura profissional adequada sempre abrirá portas e criará uma boa imagem.

A nova geração é o futuro das empresas. Precisamos de novas ideias, novas atitudes. Os jovens devem mostrar seu espírito empreendedor, a sua capacidade de liderar e continuar se aperfeiçoando, porque o mercado de trabalho pertence a eles. O futuro do mercado de trabalho e o crescimento deste país está nas mãos dos jovens.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93