Quando o marketing é bom, você nem percebe

Uso do marketing em situações diversas e não perceptíveis
Uso do marketing em situações diversas e não perceptíveis

Administração e Gestão

16/04/2015

A cerimônia do Oscar é um bom exemplo de como o marketing pode atuar nos bastidores e na própria festa sem ser percebido. Talvez não para a minoria, mas a grande maioria incorpora as marcas como parte integrante da festa.


Ano passado um selfie feito pela mestre de cerimônias Ellen DeGeneres com vários artistas na plateia repercutiu em todas as mídias. No ato todos acharam bárbara a sacada da Ellen, divertida e surpreendente. A foto teve milhões de acessos. Mas na verdade, despercebido pela maioria a Samsung, marca do celular usado por ela para a ocasião, era um dos patrocinadores.


Bombou positivamente e negativamente, muitos gostaram muitos criticaram, mas nesta área parece que o velho ditado: falem mal, mas falem de mim é muito melhor do que não falar nada, acho que está mais pra falem bem, mas falem de mim.


Outros mais estiveram presentes e este ano não poderia ser diferente. O mais visível foi a LEGO, que apesar de ter uma canção em jogo disputando a estatueta, também teve uma enorme exposição da marca no evento e a grande sacada da distribuição de cópias da estatueta feitas de suas famosas peças.


Doce inocência achar que estavam lá apenas pela música concorrente. Assim como a LEGO, muitas outras marcas estão lá, nas redes sociais e nos intervalos nem sempre visíveis em outros países. Fora os intervalos comerciais tradicionais, este ano Dove, Stella Artois, Itaú, Airbnb estavam presentes aproveitando cada minuto para twittar algo.


Considere o efeito desta ação que por algumas horas atinge mais de 30 milhões de pessoas, sim isto mesmo 30 milhões de pessoas. É uma forma bem glamourosa de divulgar marcas não acham? Se ainda forem envolvidas em uma ação de entretenimento ponto para elas!


Se levarmos em conta a cultura americana, tudo faz parte do show e não é nada desconcertante aceitar e usar o patrocinador, expondo-o na cerimônia, afinal este é o maior objetivo. Mas certamente são ações de marketing muito bem boladas, por vezes discretas, nada agressivas e funcionam…


E esta presença não está apenas no evento, está também no site da Academia, nas grandes companhias cinematográficas, nos filmes…. Patrocínio e publicidade são palavras usuais para os americanos e eles sabem muito bem lidar com estas estratégias comerciais.


Se por um lado o marketing é uma forma criativa de transformar produtos e serviços em vendas, por outro está se aprimorando e deverá se tornar cada vez mais perspicaz, inteligente, sutil sem deixar de ter presença marcante, mostrando-se mais apto no quesito “saber vender uma imagem com emoção e criatividade”.


Assim caros leitores, apesar de muito não ser o que realmente aparenta e não só neste evento, indiscutivelmente uma ação de marketing bem feita pode gerar muitos resultados positivos, no mínimo muitos comentários, likes, twittes,compartilhamentos…


Quem não viu o vídeo do buzzfeed com Barack Obama para promover o plano de saúde americano conhecido comoObamacare?


Então the Oscar goes to…..MARKETING!

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Poranga Miranda

por Poranga Miranda

Há mais de 20 anos na área de marketing, com ênfase no setor de serviços e larga experiência no setor de educação. Compartilhar conhecimento é a forma mais lúdica de crescimento profissional. O marketing, para mim, é um instrumento para que as empresas se tornem conhecidas e reconhecidas. Criei o Blog Comunicaê com o intuito de propor reflexões aos estudantes e novos profissionais de marketing.

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