O Plano de Negócios é uma ferramenta que irá auxiliar o empreendedor.
Administração e Gestão
24/04/2015
Se você pretende abrir um negócio ou realizar uma expansão de suas atividades, preparar um Plano de Negócios é uma obrigação, não uma opção.
O Plano de Negócios é um instrumento que visa estruturar as principais concepções e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio pretendido, proporcionando uma avaliação antes de colocar em prática a nova ideia, reduzindo assim, as possibilidades de se desperdiçarem recursos e esforços em um negócio inviável.
Também é utilizado para a solicitação de empréstimos e financiamento junto a instituições financeiras, bem como para a expansão de sua empresa.
O Plano de Negócios é, portanto, uma ferramenta que irá auxiliar o empreendedor a estruturar de forma escrita seus pensamentos, visões, estratégias, alocação de recursos e a definir o caminho a seguir.
Essa posição parece muito radical, mas talvez você concorde comigo, se encarar o plano de negócios não como um documento formal para conseguir investidores, mas sim como um mapa para seu crescimento.
Compreendida a sua importância, podemos avançar, apresentando algumas questões importantes.
Quando elaborar um Plano de Negócios
O primeiro ponto é entender que o plano de negócios formal realmente só deve ser feito quando você procura alguém para investir em seu negócio. Nessa situação o plano deve ter uma estrutura formal e se justifica até a contratação de um consultor para sua preparação.
No entanto, nem todo plano de negócios precisa ter todas as seções que os “manuais” dizem. Se você encara o plano como uma base de ideias e estratégias para suas ações, não importará a forma e sim o conteúdo.
Não se esqueça de que a principal importância do plano será definir quais são os passos que serão tomados para chegar ao sucesso do negócio.
O plano de negócios é composto por várias seções que se relacionam e permitem um entendimento global do negócio. Elas são organizadas de forma a manter uma sequência lógica que permita a qualquer leitor do plano de negócios entender como funciona o empreendimento e o que se planeja.
Elaboração progressiva
O Plano de Negócios não precisa ficar 100% pronto antes de iniciar seu empreendimento. Você pode começar com algo bastante básico que dê uma visão geral do negócio. A partir do documento básico, novas ideias serão desenvolvidas e adicionadas conforme o seu trabalho avance.
A elaboração progressiva é o melhor caminho para aqueles que ainda têm dúvidas ou não conhecem bem os planos de negócios. Preparar o documento pouco a pouco lhe dará a flexibilidade e a tranquilidade mental de que você precisa para iniciar seu projeto.
Aspectos importantes
Alguns aspectos devem ser cuidadosamente considerados e analisados na elaboração de um PN, tais como:
• Identificar uma necessidade
• Provar a Vantagem Competitiva
• Definir o Foco
• Ser Realista
• Mapear o Mercado
• Analisar as conjeturas
• Expor todos os riscos no plano
• Ter um Plano B
• Apresentar o negócio para as pessoas certas
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93