Manter ou captar novos clientes

Custa cinco vezes mais atrair um cliente novo, do que manter um cliente antigo satisfeito.
Custa cinco vezes mais atrair um cliente novo, do que manter um cliente antigo satisfeito.

Administração e Gestão

28/04/2015

Custa cinco vezes mais atrair um cliente novo, do que manter um cliente antigo satisfeito.(Kotler, Armstrong)

Segundo Kotler, um dos desafios das empresas é reativar consumidores insatisfeitos, por meios de estratégias de recuperação, pois, frequentemente, é mais fácil recuperar consumidores que encontrar outros novos.

Você sabia que o desenvolvimento de consumidores leais aumenta o faturamento da empresa, porém, ela precisa investir mais para aumentar essa lealdade?

Por isso é preciso estar atento quanto e quando uma empresa deve investir no desenvolvimento de relacionamento com o seu cliente. Ter o cuidado para que a relação entre custos e benefícios ao atender às expectativas dos consumidores, esteja em acordo com os critérios de investimentos possíveis da empresa, para a sua sustentabilidade e viabilidade.

“Algumas organizações tentam fazer tudo que seus clientes sugerem... Todavia, enquanto fazem sugestões boas, exigem também providências que são impraticáveis ou dão prejuízo. Atender a essas sugestões aleatoriamente é distanciar-se do foco do mercado – fazer uma escolha disciplinada dos clientes que devem ser atendidos e saber qual a combinação específica de benefícios e preços a ser oferecida e qual a combinação que deve ser negada.”

Mas afinal o que é um Cliente Rentável? CLIENTE RENTÁVEL é uma pessoa, residência ou organização que propicia mais receita do que gera custos, para atrair, vender e servir o cliente.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93