Competências do profissional de atendimento - Apresentação e marketing
Propaganda positiva.
Administração e Gestão
15/05/2015
Quando analisamos as cinco dimensões do atendimento vemos que uma delas se refere aos aspectos tangíveis, que tem como uma de suas características a apresentação pessoal.
Então podemos afirmar que a competência e a maturidade profissional também são manifestadas pela maneira de se apresentar. A maneira de se comportar, de se comunicar, o vestuário, os acessórios, tudo informa sobre a pessoa. Assim, a maneira como nos apresentamos comunica uma imagem a nosso respeito. Um contato interpessoal estabelecido por intermédio de um visual agradável, que denote bem-estar e segurança, uma atitude ética, contribuirá para uma imagem de respeito, estima e competência.
Quando decidimos investir em nosso marketing pessoal (propaganda positiva), isso implica repensar desde as nossas atitudes, de pensar (porque a nossa visão de mundo determina a nossa conduta), até os comportamentos que adotamos no dia a dia.
Uma forma concreta de se fazer o marketing pessoal é por intermédio da comunicação que estabelecemos com as pessoas. Por exemplo, todos nós gostamos de ser tratados pelo nome. Além disso, fazer o uso de palavras tidas como “mágicas” - que expressam educação e gentileza - tem um efeito muito positivo nas relações humanas.
Existem algumas palavras que tornam as pessoas muito mais receptivas, tais como: "bom dia, boa tarde, boa noite, por favor, com licença, muito prazer, muito obrigado, por gentileza, só um momento, por favor..." Quanto mais você empregar estas palavras, mais se destacará positivamente junto às pessoas. É possível, assim, fazer com que as pessoas se sintam especiais.
A maneira de se vestir tem estreita relação com o local de trabalho. Alguns exigem roupas mais clássicas, outros permitem a informalidade. Mas em qualquer situação, o “bom senso” é fundamental. De maneira geral não é preciso se apresentar de maneira luxuosa. Mas o descuido na apresentação depõe contra si e tenderá a não gerar credibilidade junto ao seu cliente.
Há um ditado popular que afirma: “boa aparência vale mais do que carta de apresentação”.
Dessa forma, alguns comportamentos são inconcebíveis no ambiente de trabalho. Para facilitar seu entendimento, vamos exemplificar alguns deles: comportamentos de falta de ética e fofoca (falar mal de outras pessoas e da empresa), postura de reclamação pessoa que vive reclamando de tudo e de todos, prepotência, arrogância, mostrar-se inconveniente - fazer brincadeiras inoportunas e criar intimidades despropositadas, falar e rir alto, colocar “apelidos” nas pessoas, não ter compromisso com horários – inclusive com os prazos combinados, se atrasar para as reuniões, fazer “comércio ambulante no horário de trabalho” dentro da empresa, dar desculpas ”esfarrapadas”, não ser aberto à autocrítica, fazer uso indevido da Internet e do telefone, desperdiçar tempo e materiais, entre tantos outros.
Muito pertinente à observação de Almeida,
“Apresentar-se de forma impecável, mais do que uma atitude é um hábito de um profissional bem sucedido. Se vista bem! Esteja sempre limpo, arrumado, “cheiroso”, use desodorante, faça a barba diariamente, não ande com sapatos “encardidos” ou roupas amassadas. Nada disso é frescura! Tudo é requisito de sucesso... Não confundir luxo com boa apresentação... boa apresentação está vinculada ao bom senso. Para vestir-se bem, de forma adequada, não é preciso necessariamente gastar muito. Os requisitos fundamentais são o bom gosto e a criatividade.” (Almeida, 2001, p.71).
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Saúde
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