O poder externo aparece nas fontes externas e podem ser conseguidas no meio social.
Administração e Gestão
15/05/2015
O poder externo aparece nas fontes externas e podem ser conseguidas no meio social. Podemos resumir essas fontes em seis tópicos mais importantes.
• Risco
• Tempo
• Informação
• Concorrência
• Legitimidade
• Caixa (dinheiro)
O poder do risco
Em uma negociação você deve estar disposto a correr riscos para ganhar poder. Mas é muito importante fazer uma análise anterior desses riscos que devem ser previamente calculados. Seja racional e não impulsivo.
Faça sempre duas perguntas:
• O que acontecerá comigo ou com minha empresa se o negócio não for fechado?
• O que acontecerá com o negociador ou com a outra empresa se o negócio não for fechado?
Com base nas respostas você poderá avaliar o quanto poderá arriscar. Nunca corra riscos por orgulho, impaciência ou vontade de resolver tudo rapidinho.
O poder do tempo
“As pessoas podem não mudar, mas, com o passar do tempo as circunstâncias mudam.”
Todos nós, em nossas vidas, somos afetados pelo fator tempo. O tempo aparece como parte fundamental em uma negociação. Se você conhece o limite do tempo do outro para a conclusão da negociação, você estará em vantagem e terá maior poder.
À medida que o tempo vai se esgotando a tensão do outro aparece, o que o leva a aumentar as concessões. Ganha poder o negociador que suporta melhor a tensão gerada pelo limite do tempo. Portanto, permaneça calmo, mas fique atento para não perder prazos.
Por outro lado você deve saber que o outro pode parecer calmo, mas ele tem um prazo limite e pode apenas estar escondendo por trás de uma tranquilidade aparente, nervosismo e tensão.
Com o uso correto do tempo, você aprenderá a entender suas fontes de poder, identificar a estratégia do outro e armar táticas de contra-ataque.
O poder da informação
A informação pode influenciar de forma decisiva nossa avaliação da realidade e nas decisões que teremos que tomar. É, portanto, a fonte de poder mais importante em uma negociação.
Daí a necessidade de você estar bem informado sobre a outra parte ou sobre o mercado antes de iniciar a negociação, não descartando a possibilidade de obter mais informações durante a negociação.
Essas informações podem ser conseguidas pela internet, por intermédio de fornecedores, de funcionários, etc. Também podemos obter informações importantes durante a negociação.
Essas informações podem ser conseguidas a partir de uma escuta e da observação do outro. Dê atenção à comunicação não verbal (gestos e expressão facial) faça perguntas e ouça o máximo possível e tente perceber razões ocultas.
Você deve procurar saber:
• Qual a situação real da outra empresa;
• Qual a situação do mercado;
• Quais as expectativas do outro negociador;
• Que tipo de negócio já foi feito no passado;
• Quais as pressões a que está submetido o outro;
• Quais as fontes de poder;
• Qual a oferta da concorrência.
O poder da concorrência
O outro negociador vai sempre usar a concorrência como forma de pressão para conseguir maiores concessões de sua parte.
Agora pense bem! Se ele está conversando com você é porque a sua proposta despertou alguma atenção para ele. Caso contrário, ele estaria conversando com o concorrente.
Então, como você deve agir?
• Procure descobrir se a concorrência é falsa ou verdadeira (pode ser um blefe);
• Nunca fale mal da concorrência (a não ser que você tenha provas);
• Fale das vantagens do seu produto (de preferência daqueles pontos positivos que só o seu produto tem);
• Não negocie sem alternativas;
• A concorrência só é uma ameaça caso ela possa proporcionar tudo aquilo que o outro deseja (às vezes, vale o risco de “pagar para ver”).
O poder da legitimidade
Regra de Ouro: Em princípio nada é inegociável.
O poder da legitimidade está baseado na tendência que nós, seres humanos, temos de nos submeter às autoridades. Trabalhamos com o paradigma de que tudo que está escrito e que aparece em documentos é lei e não pode ser mudado.
Você pode contestar e até desafiar a legitimidade quando for conveniente ou necessário. Normas internas podem e devem ser negociadas. Preços, mesmo os tabelados, podem ser mudados e até mesmo contratos podem ser modificados.
O poder do caixa
Quando falo em “caixa”, estou falando em dinheiro.
Em nossa sociedade o dinheiro muitas vezes é um fator para se avaliar o valor de uma pessoa. Aquilo que se tem é mais importante que aquilo que se é. Temos que tomar muito cuidado para não cair nessa definição simplista, porque podemos nos enganar justamente por não enxergar valores maiores como o caráter e a honestidade de uma pessoa.
Na negociação o caixa da empresa é muito importante, porém não é o fundamental.
Ou seja:
• Qual o tamanho da empresa que o outro negociador está representando;
• Se a empresa está pagando em dia seus fornecedores;
• Se a empresa está abrindo ou fechando filiais;
• O que a concorrência está falando da empresa em questão (“onde há fumaça, há fogo”).
De posse dessas informações, você poderá delinear o poder do caixa do outro negociador e, com isso, se preparar para negociar.
Moral da história - Dependendo do lado que você está em uma negociação, não deve deixar transparecer que o caixa está “gordo”.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Saúde
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