O orçamento equilibrado com todos os custos diários e mensais é um fator imprescind
Administração e Gestão
28/05/2015
O orçamento equilibrado com todos os custos diários e mensais é um fator imprescindível, que deve estar presente em sua vida.
O orçamento é uma forma de organização e planejamento sobre os gastos gerados pela família, onde todas as receitas e despesas devem ser consideradas. Ou seja, o orçamento é um plano financeiro estratégico para administrar e determinar os gastos anuais e mensais.
A montagem do orçamento familiar é a parte fundamental do plano financeiro familiar, com ele você coloca em uma planilha todos os gastos: alimentação, casa, meios de comunicação e transporte, lazer, filhos, saúde, gastos pessoais e dentre outros.
Para fazer um orçamento familiar, inicialmente, reúna todas as faturas, recibos e outros documentos financeiros, extratos bancários de contas a prazo e quaisquer outros tipos de informações que tenham relação com os rendimentos financeiros. Assim, será possível a identificação do rendimento e das despesas mensais.
Em seguida, registre todas as fontes de rendimentos, como: salários, ou seja, rendimentos líquidos e extras, mesmo que você seja autônomo. Do lado das despesas, anote todas aquelas que deverão ser pagas durante o mês. É recomendado que você anotasse as despesas na ordem das mais importantes e previsíveis para as menos previsíveis.
Logo após, divida essas despesas em fixas e variáveis, que como citado anteriormente, as fixas são iguais todos os meses, como: internet, prestação de carro, casa e até serviços de televisão. E as variáveis são as que mudam a cada mês, como: compras de supermercado, gastos com entretenimento e outros conforme citados anteriormente.
Depois de separar suas despesas e receitas, calcule o total desses custos; se o resultado indicar mais rendimentos do que despesas, isso significa que você está com situação financeira agradável, e pode distribuir o dinheiro por outras áreas do seu orçamento, como, por exemplo, em poupanças.
Se o resultado total demonstrar mais despesa do que rendimentos, você terá que fazer algumas mudanças em seu estilo de vida e cortar algumas despesas variáveis, a fim de reduzir seus gastos.
O certo é alinhar as despesas e as receitas, no intuito de torná-las equilibradas. Faça reajustes e reveja seu orçamento todos os meses, uma vez que, com esses cuidados você terá maior certeza de que está tudo correndo como esperado.
Faça comparações com os meses anteriores, isso ajudará a perceber onde você está bem e o que precisa ser melhorado.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93