Todo processo de melhoria contínua passa por etapas de padronização e em seguida normatização, cujo objetivo é a certificação da qualidade. A normatização visa simplificar, proteger, garantir segurança, melhorar a economia, facilitar a comunicação e eliminar as barreiras comerciais entre o consumidor.
Por meio desse processo podemos gerar:
- Documentação técnica.
- Eliminação de desperdícios.
- Redução de preços.
- Aumento de produtividade.
- Diferencial competitivo.
Os conceitos básicos da qualidade são estruturados por meio do que chamamos das dimensões. Veja abaixo:
• Performance: o produto fará o trabalho desejado?
• Confiabilidade: quão frequente o produto falha?
• Durabilidade: qual a duração do produto?
• Serviço: é fácil consertar o produto?
• Estética: qual a aparência do produto?
• Funções: o que o produto faz?
• Qualidade percebida: qual a reputação do produto?
• Conformidade com os padrões: o produto está conforme o planejado?
Demming, o “pai” da qualidade, já colocava que os problemas de qualidade seriam decorrentes dos problemas de gerenciamento, necessitando assim de uma visão empresarial comprometida com a qualidade por parte de todos da empresa.
Tradicionalmente esses conceitos se referem a adequação para o uso e isso reporta a alguns aspectos gerais da adequação do uso. Entre eles, podemos destacar a qualidade do planejamento (desenho) e a qualidade da conformidade. Portanto, uma visão moderna coloca a qualidade inversamente proporcional à variabilidade, sendo esta uma consequência ao aumento da qualidade.
A qualidade total requer o envolvimento de todos, a fim de garantir melhor atendimento ao cliente.
Etapas para garantia do nível de satisfação dos clientes:
- Planejamento e concepção do produto;
- Projeto do produto e processos;
- Produção;
- Pós-venda.
Custos com qualidade passam a ser analisados com critério. A destacar: prevenção, inspeção, falhas externas e falhas internas. Novos conceitos, como ZERO DEFEITO e CEP (“capabilidade”), surgem nas empresas.
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por Colunista Portal - Educação
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