Na visão de um mundo globalizado onde as pessoas recebem uma enorme quantidade de informação e precisam estar preparadas para assimilar o que é realmente importante, selecionando e armazenando o que for favorável ao seu desenvolvimento.
O processo pelo qual essa informação é transmitida e ou compartilhada é mais um desafio que o Pedagogo Empresarial precisa estar atento para compreender e auxiliar.
Você já observou ao longo do livro que o ser humano deve sempre ser considerado no centro do processo de ensino-aprendizagem, que os valores e comportamentos humanos são diferenciados e colaboram ou não para o sucesso no ambiente de trabalho visando o alcance dos objetivos organizacionais.
Para prosseguirmos preste atenção na conceituação de Chiavenato (2010) de que a comunicação é a primeira área a ser evidenciada quando se estuda as relações e o comportamento humano nas organizações. A comunicação tem dois pontos extremos, pois ajuda a pessoa a progredir nos relacionamentos com os demais membros do grupo, mas também pode gerar conflitos entre esses membros.
A partir da definição de Chiavenato fica clara a importância desse processo e indo um pouco além da teoria, passando a exemplos práticos dentro das organizações, veja o que diz Abrantes (2009) sobre o assunto.
O autor afirma que o processo de comunicação é dividido em duas partes distintas sendo classificadas em comunicações formais e informais. As comunicações formais são aquelas transmitidas de cima para baixo, numa visão de hierarquia dentro das organizações, ou seja, dos mais altos cargos para os subordinados.
Já as comunicações informais são aquelas que não seguem esta linha de hierarquia no processo.
Abrantes ressalta ainda a importância de um ambiente de trabalho saudável e do uso de uma comunicação o mais formal possível, sendo características fundamentais a forma direta, simples, objetiva, evitando desta maneira a comunicação informal que pode existir, mas nunca em assuntos importantes que necessitam ser bem repassados.
Exemplificando, dentro das organizações existem certas situações em que a comunicação deve ser feita de maneira formal, preferencialmente por escrito, pois desta forma corremos menos riscos de sermos mal interpretados ou da informação ser distorcida por aqueles que simplesmente ouviram e interpretaram a sua maneira repassando aos demais membros da equipe.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93