A importância de se falar bem

A fala é à base de nossa comunicação
A fala é à base de nossa comunicação

Administração e Gestão

03/06/2015

Comunicar-se com o outro e compreender a língua são condições fundamentais para se exercer plenamente o papel de cidadão.


Você sabe dizer o que é um homem social e cidadão?


O homem social é aquele que vive em sociedade. O homem cidadão é aquele que participa ativamente da vida social e política dessa sociedade e possui direito e deveres.


Pois bem, a fala é à base de nossa comunicação. A palavra comunicação vem do latim communicare, que significa tornar comum ou dividir. Pense na comunicação como um comportamento que pode ser aprendido. Dessa forma, é importante que você esteja atento para a maneira de como se comunica.


A comunicação nos faz interagir com o outro, integrar-se a uma sociedade, a um grupo. É uma necessidade do homem social, porque, por meio dela, ele pode expressar seus pensamentos, suas emoções, produzindo uma interação discursiva, QUE É O DIÁLOGO. Por isso, a palavra é o instrumento mais eficaz na comunicação que estabelecemos com o outro e conosco.


Entretanto, essa interação comunicativa deve ser sempre coerente e clara. Falar bem não significa falar difícil, utilizando vocábulos eruditos, frases prontas e expressões de efeito. Não é necessário falar difícil para impressionar ou convencer o ouvinte (interlocutor). Pelo contrário, isso pode até demonstrar certo “ar” de esnobismo e prejudicar a interação.


Ter competência comunicativa é falar com simplicidade, respeitando o seu interlocutor, suas condições socioculturais, o conhecimento que ele tem do mundo e também de vocabulário, fazendo-o compreender claramente as mensagens transmitidas por você. Comunicar é isto: FAZER-SE ENTENDER!


ATENÇÃO: Ser simples não quer dizer ser descuidado com a língua, utilizar excesso de gírias ou expressões populares, não se ater às correções gramaticais. Você pode ser simples utilizando expressões populares e a norma culta da língua, sem exageros.


Às vezes queremos mostrar aos outros o nosso poder de conhecimento da língua e nos tornamos presunçosos, enfadonhos, chatos, sem objetividade e clareza na nossa comunicação.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93