Fatores que interferem no processo da comunicação

Administração e Gestão

03/06/2015

Quando a comunicação não é eficaz, devemos observar quais são os fatores que estão interferindo nesse processo. Conheça agora alguns fatores que podem interferir no processo comunicativo.


Habilidades comunicadoras: Incluem a capacidade de ouvir, de falar, ler e pensar o objeto da comunicação – o que chamamos de codificação e decodificação da mensagem. Essas habilidades implicam o uso de um vocabulário adequado, entonações que evidenciam a intenção do emissor e o domínio de estruturas gramaticais. As intenções do emissor devem ficar claras para o receptor, uma vez que se tenha consciência dos elementos do processo de comunicação vistos anteriormente.


Níveis de conhecimento: Diz-se do domínio dos elementos do processo comunicativo. Por meio dele, o emissor pode fazer a escolha do tipo de linguagem que deve ser utilizado e o canal pelo qual a mensagem deverá ser expressa. Sem tal domínio, as habilidades comunicativas não serão eficientes para o entendimento do receptor.


Nível sociocultural: A posição sociocultural do receptor influi na comunicação. Pessoas de culturas diferentes comunicam-se de forma particular, seja pelos objetivos perseguidos ou pela escolha das palavras que representam cada região (dialetos).


Ressalta-se também a importância da “bagagem cultural”, tanto do emissor, quanto do receptor para o entendimento da mensagem e para manter o nível da comunicação. Por isso, deve-se buscar constantemente o conhecimento.


Você é um bom ouvinte?


Você já viu que um dos fatores que interferem na comunicação é a capacidade das pessoas ouvirem as outras. Infelizmente, nem todos sabem fazer isso, porque é preciso calar-se para ouvir o que o outro tem a nos dizer.


De acordo com Mckenna (2002), gastamos 80% de cada dia escutando. Escutar é nossa habilidade de comunicação mais utilizada, apesar de sentirmos constantemente que isso não requer esforço de nossa parte.


Faça uma auto avaliação respondendo às perguntas a seguir.


• Será que avalio a coerência das coisas que ouço?
• Será que presto atenção no que estão me falando?
• Eu olho diretamente para a pessoa com quem estou conversando?
• Quando não concordo com alguma opinião, será que não interrompo a fala dessa pessoa?
• Antes de dar a minha opinião sobre algo, será que procuro me certificar de que compreendi perfeitamente o que me foi dito?



Atenção! Reserve algum tempo no trabalho ou em casa para pôr em prática suas habilidades de escutar. Comece observando como você escuta. O que sua postura corporal e facial diz aos outros? Peça a um colega ou familiar para avaliá-lo e lhe dar esse feedback.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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