Em qualquer tipo de projeto, se faz necessária a presença de um ou mais gestores para gerenciá-lo, através de habilidades indispensáveis para fazê-lo.
O gestor principal de um projeto é o grande facilitador e mediador da sua gestão. De sua atuação dependerá, em grande parte, o êxito de um programa ou projeto.
Mas como ele precisará agir, e quais as habilidades básicas que deverá possuir ou desenvolver para promover uma gestão dessa natureza?
O gestor precisa:
• Ser capaz de comunicar-se com eficácia, interna e externamente, dando e recebendo as informações necessárias à ação organizacional e social;
• Ter capacidade de liderança, buscando a interação e aglutinando esforços; para tanto, é preciso estar aberto a críticas e permitir a participação;
• Ser capaz de analisar, permanentemente, os contextos internos e externos, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente o futuro; para isso, concorrem, além da busca constante de informações, o uso da criatividade, a flexibilidade e uma postura propositiva;
• Promover um processo constante de capacitação do seu pessoal, estimulando a formação e manutenção de um grupo com espírito analítico-crítico, capaz de compreender o contexto onde se processam as mudanças (organizacionais e do ambiente externo), o que levará a ser, também, um grupo de agentes de transformação;
• Ter capacidade de negociação e convencimento; essas habilidades contribuirão para uma melhor administração de conflitos, para a ampliação do universo de atuação da organização (buscando a formação de parcerias, por exemplo) e para a “venda” da importância e legitimidade dos projetos, o que favorecerá a captação de recursos;
• Ter sensibilidade para definir prioridades, para decidir; ser intuitivo e assumir riscos;
• Dar transparência à gestão;
• Ser capaz de organizar-se “administrativamente”.
O exercício da função de gestor social requer mais do que conhecimentos técnicos e administrativos. Se esses conhecimentos são fundamentais, não menos importante é a capacidade que ele deve possuir para lidar com as relações interpessoais, sejam internas ou externas à organização.
Além das habilidades vistas anteriormente, é preciso que o gestor saiba gerenciar.
Gerenciar é estabelecer ou interpretar objetivos, e depois planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades e os recursos de uma organização ou instituição de forma coordenada, visando o alcance dos objetivos previamente estabelecidos.
Assim, o exercício gerencial requer a capacidade de:
• Definir um plano de ação;
• Trabalhar com pessoas;
• Organizar a utilização dos recursos;
• Colocar em funcionamento todos os elementos determinados pelo planejamento e procedendo ao controle de todas essas variáveis;
• Requer, também, a capacidade de cobrar e apresentar resultados de todo o trabalho desenvolvido.
Neste momento, cabem algumas perguntas para reflexão.
No projeto que você estará desenvolvendo:
• Quem será o coordenador do Projeto?
• Como será realizada esta coordenação?
• De que maneira a equipe técnica será montada e preparada?
• De que maneira a equipe aprenderá com o processo de trabalho?
Não se esqueça de contemplar, no seu projeto, as respostas para as perguntas acima.
Agora que já sabemos da necessidade de se ter um gerenciamento e os responsáveis pelos projetos como forma de obter sucesso e resultados eficazes, chegou o momento de falarmos sobre o ciclo de vida e as fases que irão compor o seu projeto.
O ciclo de vida é a sequência de fases que vão até o fim de um projeto. O entendimento do ciclo de vida permite a visualização sistêmica do projeto, desde seu início até a conclusão, facilitando o estudo e a aplicação das técnicas de administração de projetos.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93