O Gestor de Projeto

Definir um plano de ação.
Definir um plano de ação.

Administração e Gestão

03/06/2015

Em qualquer tipo de projeto, se faz necessária a presença de um ou mais gestores para gerenciá-lo, através de habilidades indispensáveis para fazê-lo.

O gestor principal de um projeto é o grande facilitador e mediador da sua gestão. De sua atuação dependerá, em grande parte, o êxito de um programa ou projeto.

Mas como ele precisará agir, e quais as habilidades básicas que deverá possuir ou desenvolver para promover uma gestão dessa natureza?

O gestor precisa:

• Ser capaz de comunicar-se com eficácia, interna e externamente, dando e recebendo as informações necessárias à ação organizacional e social;

• Ter capacidade de liderança, buscando a interação e aglutinando esforços; para tanto, é preciso estar aberto a críticas e permitir a participação;

• Ser capaz de analisar, permanentemente, os contextos internos e externos, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente o futuro; para isso, concorrem, além da busca constante de informações, o uso da criatividade, a flexibilidade e uma postura propositiva;

• Promover um processo constante de capacitação do seu pessoal, estimulando a formação e manutenção de um grupo com espírito analítico-crítico, capaz de compreender o contexto onde se processam as mudanças (organizacionais e do ambiente externo), o que levará a ser, também, um grupo de agentes de transformação;

• Ter capacidade de negociação e convencimento; essas habilidades contribuirão para uma melhor administração de conflitos, para a ampliação do universo de atuação da organização (buscando a formação de parcerias, por exemplo) e para a “venda” da importância e legitimidade dos projetos, o que favorecerá a captação de recursos;

• Ter sensibilidade para definir prioridades, para decidir; ser intuitivo e assumir riscos;

• Dar transparência à gestão;

• Ser capaz de organizar-se “administrativamente”.

O exercício da função de gestor social requer mais do que conhecimentos técnicos e administrativos. Se esses conhecimentos são fundamentais, não menos importante é a capacidade que ele deve possuir para lidar com as relações interpessoais, sejam internas ou externas à organização.

Além das habilidades vistas anteriormente, é preciso que o gestor saiba gerenciar.

Gerenciar é estabelecer ou interpretar objetivos, e depois planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades e os recursos de uma organização ou instituição de forma coordenada, visando o alcance dos objetivos previamente estabelecidos.

Assim, o exercício gerencial requer a capacidade de:

• Definir um plano de ação;

• Trabalhar com pessoas;

• Organizar a utilização dos recursos;

• Colocar em funcionamento todos os elementos determinados pelo planejamento e procedendo ao controle de todas essas variáveis;

• Requer, também, a capacidade de cobrar e apresentar resultados de todo o trabalho desenvolvido.


Neste momento, cabem algumas perguntas para reflexão.

No projeto que você estará desenvolvendo:

• Quem será o coordenador do Projeto?

• Como será realizada esta coordenação?

• De que maneira a equipe técnica será montada e preparada?

• De que maneira a equipe aprenderá com o processo de trabalho?

Não se esqueça de contemplar, no seu projeto, as respostas para as perguntas acima.

Agora que já sabemos da necessidade de se ter um gerenciamento e os responsáveis pelos projetos como forma de obter sucesso e resultados eficazes, chegou o momento de falarmos sobre o ciclo de vida e as fases que irão compor o seu projeto.

O ciclo de vida é a sequência de fases que vão até o fim de um projeto. O entendimento do ciclo de vida permite a visualização sistêmica do projeto, desde seu início até a conclusão, facilitando o estudo e a aplicação das técnicas de administração de projetos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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