Os canadenses costumam apertar as mãos ao chegar e ao sair.
Administração e Gestão
08/06/2015
Quais serão as peculiaridades existentes no Canadá? Você conhece? Os empresários canadenses são mais reservados do que seus colegas dos Estados Unidos.
Geralmente as reuniões de negócios são agendadas para a parte da manhã, são formais e iniciam pontualmente. Nessas reuniões, os canadenses entendem que a conversa é só sobre o tema proposto, não aceitando desvios.
Os canadenses costumam apertar as mãos ao chegar e ao sair e, em geral, abraçam ou beijam os amigos íntimos. Quando os canadenses têm um convidado eles preferem recepcionar em restaurantes, a recepcioná-los em casa.
Caso você resolva presentear um canadense, o importante é que o presente deve ser modesto e são imediatamente abertos após o fechamento do negócio.
Importante: o sinal V (entendemos como vitória) feito com os dedos se for feito com a palma da mão para dentro, no Canadá, é um insulto.
Encontramos na América Latina outros itens fundamentais dentro da cultura e costumes locais. Você saberia citar alguns deles?
Nesses países, chegar atrasado para um compromisso faz parte do estilo de vida das pessoas. Isso deixa os estrangeiros muito nervosos, pois eles prezam pela pontualidade.
Geralmente são poucos os empresários que conseguem fechar negócio num país latino-americano numa só viagem; pois além do atraso da chegada das pessoas à reunião, os latinos preferem dar mais ênfase ao estabelecimento de laços de amizade antes de tratarem de assuntos de trabalho.
Os latino-americanos são conhecidos por sua atitude afetuosa, efusiva e cortês. Cumprimentam muitas vezes com um caloroso aperto de mãos.
Os homens se abraçam; as mulheres se beijam de leve nos dois lados do rosto. Durante uma conversa os latinos mantêm sempre um contato visual além de se colocarem próximos das pessoas. Caso você não consiga fazer isso, pelo menos deve manter o contato visual.
Quando for cumprimentar um latino, deve chamá-lo pelo nome junto com o sobrenome paterno. Exemplo Señor Paulo Lopes Gomes será = Señor Paulo Lopes.
Para fazer negócios na América Latina, você vai precisar de contatos ou de uma carta de apresentação e até mesmo pode ser que precise de um intérprete, caso você não tenha fluência em espanhol (ou português).
Importante: o trabalho não é algo pelo qual os latinos se matam; o foco principal é a família. Nessa cultura, o papel da mulher é cuidar da casa e, o homem, dos negócios. Além disso, aqui prevalece o catolicismo. Os latinos possuem verdadeira paixão por futebol e basquete.
Você já foi ao Chile? Sabe sobre esse país?
Um país com uma população etnicamente homogênea (maioria são mestiços - mescla de sangue índio e europeu), e a língua falada é o espanhol. Os chilenos são gentis, respeitosos, políticos e conservadores. As férias nesse país são durante os meses de janeiro e fevereiro. Assim, tome cuidado ao marcar uma reunião. Além disso, os chilenos preferem primeiro conhecer as pessoas para depois tratar de negócios; diante disso se faz necessário mais de uma reunião!
Quando for almoçar com chilenos, é fundamental que durante a refeição você mantenha as mãos sobre a mesa (não no colo) e sirva o vinho com a mão direita; ou espere que o anfitrião sirva, pois os chilenos possuem rituais específicos para servir o vinho.
Importante: nesse país evite falar de religião e política (são muito conservadores). Não erga o punho direito à altura da cabeça, pois significa um gesto comunista!
E o Peru? Já imaginou você negociando aqui? Como deve agir?
O Peru tem a maior concentração de índios nas Américas (população), que vivem em condições de miséria, que em sua maioria mal conseguem retirar meios de subsistência de seu terreno montanhoso.
O ponto negativo nesse país é a sua elevada altitude que pode causar distúrbios em visitantes acostumados ao nível do mar.
O povo de Peru é formal, diplomático e reservado e esperam isso das pessoas de fora também. Nessa cultura, o título de “doutor” é usado tanto para médicos quanto para todos os membros da elite ou classes mais instruídas.
Os peruanos não são muito pontuais, mas esperam isso dos de fora. São propensos, como os demais latinos, a estabelecer um relacionamento pessoal antes de começar a tratar de negócios, necessitando assim de mais de uma reunião para fechar negócios.
Ao cumprimentarem, ambos os sexos trocam apertos de mãos. O que acontece são os amigos do mesmo sexo andando às vezes de braços dados. Os peruanos não conversam sobre negócios em almoços ou jantares. Durante as refeições, você deve manter suas duas mãos na mesa, não no colo.
Gesto elegante, você deve mandar flores para o anfitrião peruano antes ou depois de uma festa; mas nunca vermelha (pois isso é romântico).
Um cuidado importante deve-se ter com os trajes. Os peruanos esperam que o visitante use algo tradicional evitando assim roupas extravagantes, cores fortes e vestidos curtos, pois consideram isso impróprio. Quando se pede uma roupa informal, os visitantes devem evitar shorts.
Importante: não use roupas índias nativas, porque isso pode ser ofensivo.
Agora vamos pensar na Europa Ocidental!
A elegância da França tem algum impacto sobre a nossa cultura brasileira? A excelência da civilização francesa está retratada na elegância das mulheres, na sua cozinha, na língua.
Os trajes dos franceses para trabalhar são conservadores e seus modos reservados e diplomáticos. As pessoas se tratam pelos sobrenomes, preferencialmente antecedido por um título (doutor ou professor).
Importante: para os franceses, sua língua é sagrada, assim, você deve dominar essa língua.
Reunião - As reuniões sempre iniciam pontualmente, com apresentações formais e trocas de cartões. Em ambientes sociais, as mulheres cumprimentam os amigos dos dois sexos com dois beijos (kes bises) no ar, um em cada bochecha.
Traje - Quanto ao traje, os franceses possuem uma atenção ao estilo pessoal durante a vida toda. Os homens optam por usar ternos escuros e gravatas discretas, enquanto as mulheres devem sempre usar conjunto (tailleur) no ambiente de trabalho.
Jantar - Na França um jantar é algo sério. Por mais que se possa falar de negócios, o maior foco é a comida. Um convite para jantar em um lar francês é uma honraria incomum. É elegante você enviar flores no dia anterior e no dia seguinte envie um bilhete de agradecimento escrito à mão.
Importante: durante um jantar, mantenha as mãos na mesa e nunca masque chiclete em público.
E quais são as peculiaridades da Alemanha? É um país muito formal da Europa.
Os homens ficam em pé quando uma mulher entra na sala ou sai da mesa do jantar.
Na rua os homens ficam à esquerda. Se forem dois homens, a mulher anda entre eles. Se forem dois homens andando sozinhos, o homem mais jovem fica à esquerda.
Nessa cultura, tudo é planejado com muita antecedência.
Os alemães não aceitam nenhum tipo de atraso (minutos), isso para eles é um verdadeiro insulto.
Ao cumprimentar os alemães, você deve dar um aperto de mãos firme e breve, acompanhado de um discreto aceno de cabeça.
Apresentar seu cartão de visitas e entregar a todos que estão na reunião é importante e você ganhará mais pontos se exibir no mesmo algum título universitário ou honrarias profissionais (os alemães valorizam muito isso).
Reunião - As reuniões iniciam muito secas, sem gentilezas e extremamente dedicadas ao negócio.
Traje - Os trajes devem ser hiperconservadores assim como o povo do seu país: ternos escuros e roupas bem cortadas para ambos os sexos.
Almoço - Os alemães gostam muito de recepcionar convidados em restaurantes para almoços e sempre começam na hora marcada. Só que na Alemanha você não pode falar de negócios enquanto está comendo; isso deve ser falado antes ou depois.
Importante: nunca ligue para a casa de um alemão para tratar de negócios, pois a família e o trabalho nessa cultura são extremamente separados. Evite acenar para alguém ou chamar a pessoa em voz alta em público.
Será mais fácil lidar com pessoas do Leste Europeu?
Como é a República Tcheca? É um país que possui como atrativo para os ocidentais fazerem negócios a relativa estabilidade da economia e a riqueza da arquitetura histórica e de belezas naturais existentes no Leste Europeu.
Os tchecos consideram à tarde de sexta-feira o início do final de semana, portanto, quando você marcar reunião, observe bem isso.
O comércio em geral abre por volta das 8h e fecha em torno de 15 ou 16h. A pontualidade é fundamental nesse país.
Ao cumprimentar os povos desse país, é o aperto de mãos que é usado em todos os lugares com todas as pessoas que se encontram naquele lugar, tanto na chegada quando na saída.
Os tchecos ficam felizes quando as pessoas de fora conseguem pronunciar algo na língua deles. Como os latinos, os tchecos também preferem inicialmente estabelecer um relacionamento pessoal antes de entrar nas negociações e geralmente convidam para restaurantes ou mesmo festas nas casas das pessoas.
Caso queira presentear o anfitrião, o indicado é um buquê de flores. Existe casas em que se faz necessário tirar os sapatos antes de adentrar. O traje é típico e conservador.
Importante: quando homem e mulher caminham pela rua, o homem deve ficar perto do meio-fio.
E na Rússia, no que devemos prestar atenção? Em várias cidades russas, crimes de rua e furtos pequenos são um sério problema, assim sugiro que você pergunte ao anfitrião ou até mesmo ao gerente do hotel sobre áreas seguras a qual você pode ir.
As pessoas de fora devem ser pontuais, apesar de poder não ter o mesmo comportamento das pessoas de casa. No primeiro contato, os russos ao cumprimentarem os demais dizem seu nome e você deverá fazer o mesmo e também se faz necessário você manter contato visual com os mesmos.
Os empresários russos são muito cautelosos ao tomarem decisões, portanto você não deve perder a paciência.
Quando o assunto é refeição os russos não economizam em nada. São refeições abundantes, regadas por muita vodca e brindes.
Os russos dedicam um amor imenso às crianças e muito respeito pelos mais velhos.
Os trajes são muito conservadores. Evite usar nesse país joias e roupas fascinantes e insinuantes.
Importante: Antes de entrar em um edifício público, vá ao banheiro e tire seu, sobretudo. Evite gritar ou rir alto em público.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93