A negociação, de maneira geral, é a interação de troca de algum benefí
Administração e Gestão
08/06/2015
A negociação, de maneira geral, é a interação de troca de algum benefício. Pode apresentar-se de forma óbvia, como a aquisição de bens ou serviços, e não tão óbvias, como a interação entre sindicatos e empresas. Essa também pode ser conhecida como barganha, classificando-se em:
• Barganha Distributiva: Onde as partes envolvidas negociam o preço a ser pago. Um quer poupar o máximo possível em detrimento dos outros – eu ganho, você perde – ganhar a qualquer custo – comportamento antiético.
• Barganha Interativa: Acordos que podem gerar uma solução “ganha-ganha”, ou seja, onde cada envolvido cede um pouco para que todos saiam satisfeitos. Essa constrói relacionamentos de longo prazo e facilita o trabalho conjunto - tem caráter ético.
Condições para que aconteça: as partes envolvidas precisam ser honestas em suas informações, ter sensibilidade em relação às necessidades envolvidas, ter capacidade de confiar e mostrar disposição a algumas flexibilidades.
A ética é um ponto essencial no sucesso de um indivíduo ou de uma organização. Constituindo o alicerce do nosso caráter e da organização que representamos.
Essa pode afetar o prestígio das empresas, o respeito do seu público e a confiança nos seus produtos e decisões. Dependendo da abordagem utilizada, pode contribuir em longo prazo para retornos ou perdas financeiras para a empresa.
Recuperar o prestígio de uma empresa é tarefa muito difícil e demorada. Quando essa age corretamente, a duração do fato, na memória do público, é de poucos minutos, mas a lembrança de uma infração à ética pode durar muitos anos.
A empresa que obtém um rápido ganho financeiro, tirando vantagens de clientes, fornecedores ou funcionários, pode ter lucro a curto prazo, mas a confiança que perdeu nesse processo, jamais, será restaurada em suas negociações.
O cliente desapontado passará a consumir os produtos da concorrência assim que tiver oportunidade. A ética atrai e retêm empregados, clientes e fornecedores leais.
A reputação das empresas é um fator primário nas relações comerciais, sejam relacionadas à publicidade dos atos, ao desenvolvimento de produtos ou à administração de recursos humanos.
Nesse contexto, as empresas que quiserem competir com sucesso nos mercados nacionais ou internacionais precisam manter uma sólida reputação e, cuidar para que o comportamento de seus funcionários esteja sempre em consonância com os princípios éticos da empresa.
As muitas mudanças ocorridas no mundo e a alta competitividade entre as organizações exigem inovações constantes na gestão das empresas. Essas transformações no ambiente organizacional têm imposto a necessidade da valorização do fator humano (sua capacidade e sua habilidade para o trabalho, assim como sua conduta ética) como ponto chave de sucesso.
A menor das infrações provoca um enorme impacto na imagem de uma empresa e na reputação das equipes que a compõe. O que se constrói, ao longo de anos, pode ser perdido em questão de minutos. Para que isso não ocorra, é preciso existir regras de comportamentos, bem como direitos e deveres a serem respeitados.
Veja bem!
Na atualidade, é preciso repensar o papel das empresas, uma vez que, para os constantes desafios da gestão, é fundamental a estreita vinculação entre conceitos morais, realidade humana e social.
A ética inclui o comprometimento com a qualidade do produto, a valorização dos colaboradores e o respeito aos direitos dos clientes. Envolve a identificação de ações tidas como corretas ou não na escolha da melhor opção.
Essa escolha relaciona-se a fatores culturais que podem ser aceitáveis em uma comunidade e não em outras, daí a importância de conhecermos a cultura dos lugares onde nossa empresa atua especialmente empresas transnacionais.
Apresentando ética em seus procedimentos, a empresa adquire o respeito da sociedade, abrindo novas perspectivas para a construção de um mundo mais próspero, mais justo e igualitário.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93