Ética e Conflitos Interpessoais

Existem duas formas de gerenciarmos um conflito: uma temporária e outra definitiva
Existem duas formas de gerenciarmos um conflito: uma temporária e outra definitiva

Administração e Gestão

08/06/2015

Muitos conflitos pessoais podem surgir a partir de dilemas éticos, dos diferentes modos das pessoas verem e interpretarem as situações ou de opiniões ou ideias conflitantes. Mas o gerenciamento de conflitos no ambiente empresarial não é somente evitar brigas ou apartá-las quando acontecerem; até porque as empresas não manterão funcionários “encrenqueiros” por muito tempo.


Mesmo que não pareçam, à primeira vista, os conflitos são importantíssimos para evitarem estagnações, sendo fontes de inovações e contribuições ao crescimento de todos e da própria empresa.


Os conflitos fazem com que surjam na equipe diferentes opções e opiniões que se agregam e se completam, gerando um resultado muito melhor do que os anteriores.


Em uma equipe sempre haverá conflitos, mas também deverá haver soluções consensuais.


Um dos principais aspectos positivos relacionados aos conflitos é o fato desses proporcionam desafios por soluções, motivando as pessoas a resolverem problemas em conjunto, além de levarem a novas informações que resultam em benefícios para a empresa.


Mas como lidar com os conflitos do dia-a-dia?


I- Primeiramente, é importante entender que cada caso é um caso. Precisamos, também, saber identificar se o conflito é benéfico ou prejudicial para a empresa, para somente depois começarmos a intervir.


II- Os conflitos são benéficos quando contribuem para o amadurecimento da equipe e para o desenvolvimento da empresa. Nesses casos, o líder deverá agir de forma a proporcionar à equipe o maior proveito possível dessas situações.


III- Já quando tem efeito contrário, os conflitos são prejudiciais, pois limitam o fluxo normal do trabalho, resultando em desperdícios de esforços e diminuições na produtividade.


IV- Quando ocorre um conflito prejudicial é indício de que algo está errado e que medidas corretivas devem ser tomadas antes que o problema atinja proporções irreversíveis.


V-
Essas medidas podem variar de um tratamento pautado no diálogo e voltado à melhoria do comportamento causador do conflito, a até uma medida drástica, como a demissão dos envolvidos.


Da primeira maneira, além de solucionar uma situação conflituosa, o líder pode converter um problema em benefício e experiência de vida e convivência em grupo, amadurecendo sua equipe. Já da segunda maneira, a empresa perde essa oportunidade ao optar por apenas punir os envolvidos.


Quando um conflito potencialmente prejudicial é gerenciado inadequadamente, pode gerar efeitos desastrosos. Por exemplo:


• A tensão gerada pode ocasionar efeitos físicos e emocionais sobre os envolvidos, tais como: úlceras, dores nas costas, noites de insônia e crises de irritação ou introspecções.


• Criar um ambiente improdutivo, pois a confusão e a discordância geradas interferem na produtividade das pessoas, impossibilitando-as de alcançarem seus melhores níveis.


• Gerar diminuição da autoestima por deixar uma das partes na posição de “vencida”. Já o “vencedor” pode sofrer com retaliações futuras.


É importante destacar a importância da observação dos conflitos de forma ampla e imparcial antes de tomar qualquer atitude no intuito de saná-los. Após análise de todos os pontos que envolvem um conflito, o líder poderá agir com segurança.


Existem duas formas de gerenciarmos um conflito: uma temporária e outra definitiva.


Temporário - No método temporário, você apenas “empurra a sujeira para debaixo do tapete”; é quando evitamos, fugimos ou desistimos dos problemas, ou ainda quando apenas apaziguamos os ânimos dos envolvidos sem incentivá-los a buscarem um consenso.


Definitivo - Já no método definitivo, buscamos resolver o conflito assim que ele é identificado; é quando negociamos um acordo aceitável pelos envolvidos, delineando o problema e resolvendo-o de maneira objetiva e com diálogo aberto, ou até mesmo “à força”, por imposição do mediador do conflito.


Um cliente que busca os serviços ou produtos de uma empresa quer que o profissional que o atenda ou que o produto adquirido resolva seu problema e sua necessidade. A satisfação desse cliente torna essa empresa competente aos seus olhos.


A empresa precisará, portanto, priorizar e valorizar um ambiente harmonioso, uma vez que um ambiente saudável se refletirá no bom atendimento aos clientes.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

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