Alternativas para Economizar Dinheiro

Alternativas para Economizar Dinheiro
Alternativas para Economizar Dinheiro

Administração e Gestão

23/06/2015

Alguns não pensam em guardar dinheiro e só quer sair das dívidas, outros não estão endividados, mas querem realmente aprender como economizar. Você já pensou que isso não é algo tão complicado e é só uma questão de planejamento? Você não se organiza todos os dias para executar as tarefas rotineiras, pois então, lidar com o dinheiro é o mesmo.


Organize-se para economizar dinheiro

Dica 1: Controle Financeiro Familiar. Antes de qualquer coisa precisa saber quais são suas despesas e receitas mensais. Como saberá o quanto sobra se não sabe dizer ao certo quais são suas despesas? O ideal é que realize esse controle financeiro com base nas receitas e despesas familiares, pois assim terá um valor próximo da realidade da família.


Muitos casais tem dificuldade de executar esta etapa e tenho uma solução para isso. Caso um cônjuge não queira que o outro conheça suas finanças é que o controle seja separado e com pagamentos de contas separadas, mas em todo caso, ambos deverão buscar ter seu controle financeiro.


Se algum dos cônjuges não fizer o controle financeiro, poderá ensinar aos poucos através de seu exemplo e faça a sua parte, por isso realize o seu controle financeiro.


Dica 2: Reorganize todas as Dívidas. Se existirem dívidas, busque renegociar pagamento ou até mesmo pegar um empréstimo com taxa mais barata para quitar a dívida com taxa mais cara. Você na realidade no final das contas estará ainda pagando a dívida, mas com uma taxa mais barata e no final das contas estará economizando dinheiro.


Dica 3: Aprenda a Negociar. Se você tem crianças sabe que Aniversário, Dia das Crianças e Natal é despesa certa. Mas já pensou em comprar presentes fora da época? Nos meses de setembro, os brinquedos ficam mais caros por conta do Dia das Crianças e em seguida a chegada do Natal. O que você poderá fazer? Comprar antecipadamente os presentes e guardar para entregar no Natal. Quando a criança é muito pequena, ela realmente não entenderá e por isso poderá comprar e guardar sem ela saber, mas quando é maior poderá ensinar Educação Financeira.


É só uma questão de explicar aos maiores que estará ganhando um presente melhor se souber esperar do que comprar no Natal e ter chances de ganhar algo diferente per ser bem mais caro. Se pesquisar nos meses de Junho, Julho e Agosto e verá que, por exemplo, os brinquedos possuem uma diferença de preço de até 65% em alguns casos. Uma boa economia e ainda de quebra poderá ensinar educação financeira na sua família.


Outra forma de economizar são as viagens fora de época. Já pensou que os preços nos feriadões são muitas vezes mais que o dobro do preço normal? Muitos poderão dizer que só possuem o feriado para descansar e por que então não escolhe passeios em sua cidade ou próximo de onde moram mais baratos? É uma opção, pois se economizar nestes períodos de alta, poderá viajar de repente de férias nos períodos de baixa.


São regras bem práticas que, para uma família grande, poderá gerar uma boa economia no final do ano. Por isso, realize um bom planejamento e aproveite!

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Cristiane Gouget

por Cristiane Gouget

Graduada em Economia pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Gestão Fiscal e Tributária e mestrando em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes. Atua como consultora em Finanças Pessoais e professora universitária. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8324164835010009 Contato: cristiane.gouget@gmail.com

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93