A demanda de mercado determina a quantidade necessária a ser comprada
Administração e Gestão
21/07/2015
A primeira preocupação da função de compras – o que comprar – não é necessariamente uma decisão simples. Por exemplo, uma pessoa que decide comprar um carro deve considerar como o carro será utilizado, com que frequência, quanto está disposto a pagar e assim por diante. Só então a pessoa pode especificar o carro que precisa e fazer a “melhor compra”.
Na compra de um item ou serviço de um fornecedor, vários fatores estão incluídos no pacote comprado.
Muitas dúvidas pairam na hora de efetuar uma compra, embora pareça, não é uma tarefa muito fácil. A decisão de comprar deve ser considerada de que forma o produto será utilizado, com que frequência, e quanto estão dispostos a pagar.
Na compra de um item ou serviço de um fornecedor, vários fatores estão incluídos, devendo ser considerados quando as especificações estão sendo desenvolvidas. Dessa forma, podem ser divididos em três categorias:
Exigências de quantidade: Em primeiro lugar, a demanda de mercado determina as quantidades necessárias. A quantidade é importante porque influenciará o modo como o produto será projetado, especificado, fabricado ou adquirido.
Exigências de preço: A especificação de preço representa o valor econômico que o comprador atribui ao item/produto – a quantia que está disposta a pagar. Se o item deve ser vendido a um preço baixo, o fabricante não estará disposto a pagar um preço muito alto por uma peça componente. Se o produto tiver um forte apelo popular fatalmente o comprador não poderá pagar muito por ele, pois corre o risco de não conseguir vendê-lo. O valor econômico atribuído ao item/produto deve relacionar-se com a utilização do item e com seu preço antecipado de venda.
Exigências funcionais: As especificações funcionais estão relacionadas com a utilização final do item/produto e com seu desempenho esperado. Por sua própria natureza, as especificações funcionais são as mais importantes de todas, governando todas as outras categorias.
Especificações funcionais e qualidade – As especificações funcionais estão intimamente ligadas à qualidade de um produto ou serviço. Há muitas definições de qualidade, mas todas giram em torno da ideia de satisfação do usuário.
Fornecer satisfação ao usuário implica quatro fases, sendo elas:
1. Qualidade e planejamento do produto;
2. Qualidade e projeto do produto;
3. Qualidade e produção;
4. Qualidade e utilização.
Através deste fluxo e do diagrama iremos delinear as próximas etapas do nosso estudo, observando que uma das principais responsabilidades da equipe do setor de compras é selecionar as fontes de fornecimento. Pois, a falta de fornecedores qualificados para fornecimento de insumos/materiais/produtos, pode comprometer a sobrevivência de sua empresa.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93