Importância da educação a distância para a qualificação dos profissionais

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Administração e Gestão

29/07/2015

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA A QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS

O mundo moderno vive a era da informação. A consequência disso é que o capital intelectual se torna o grande tesouro das organizações que, cada vez mais, buscam colaboradores com conhecimentos técnicos e especializados.


Uma vez dentro do ambiente corporativo, faz-se necessário dar continuidade ao desenvolvimento profissional e pessoal do colaborador. Para Chiavenato (2004, p. 290), “os processos de desenvolvimento de pessoas estão intimamente ligados com a educação”. Logo, pode-se enxergar na Educação Corporativa a ferramenta ideal e necessária para aprimorar os talentos, promover novos conhecimentos e, consequentemente, proporcionar desenvolvimento de carreira.


A Educação Corporativa, que se faz realidade nas organizações pelas Universidades Corporativas, pode ser disseminada tanto pela modalidade presencial, quanto à distância, ou uma mistura das duas: o Blended-Learning.


Como dito, para o colaborador, as vantagens do e-Learning – modalidade de treinamento a distância – estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento pessoal e profissional que permeiam a Educação Continuada. Para Rosini (2007, p.115), “treinar é aprender a desenvolver o potencial oculto dentro de cada indivíduo”. Então, um treinamento se viabiliza por meio de atividades que venham a aprimorar as habilidades e o desempenho desse colaborador dentro de sua função.


Espírito colaborativo, raciocínio criativo, proatividade na resolução de problemas, desenvolvimento de habilidades de liderança, gestão de carreira, além de conteúdo técnico, são conhecimentos difundidos pelos atuais programas treinamento a distância das Universidades Corporativas, visam justamente o aprimoramento das habilidades do colaborador, como forma de investimento em sua carreira.


Se a Educação à Distância já se mostra uma ferramenta tão positiva para o colaborador, para as organizações, esse modelo representa maior viabilidade financeira. Basta imaginar, por exemplo, uma empresa que possui seus colaboradores espalhados nacionalmente. Reuni-los em uma única sala representa custos extraordinariamente mais altos que a reprodução do conteúdo on-line.


Pode-se concluir, conforme cita Moran (2013, p.63): “A educação a distância antes vista como uma modalidade secundária ou especial para situações específicas, destaca-se hoje como um caminho estratégico para realizar mudanças profundas na educação.” Inclusive no âmbito das Universidades Corporativas!



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AMORIM, Marisa Fasura. A importância do ensino à distância na educação profissional. Taguatinga: Revista Aprendizagem em EAD, 2012.


CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: é o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.


MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013.


ROSINI, Alessandro Marco. As Novas Tecnologias da Informação e a Educação a Distância. São Paulo: Thomson Learning, 2007.


BALDUÍNO, Maria Aparecida Canale. Práticas da Educação Corporativa e Desenvolvimento Organizacional. Campo Grande: UCDB (apostilado – 55 p.)

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Tassiana Fernandes

por Tassiana Fernandes

Especialista em Marketing Estratégico e Graduada em Publicidade e Propaganda, atualmente cursa Educação Corporativa. Atua como Designer Instrucional para e-Learning Corporativo desde 2004 e como Professora Universitária desde 2005, nas áreas de Marketing e Comunicação.

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