Os desafios da gestão EAD em polo de apoio presencial
Gestão EaD
Administração e Gestão
16/09/2015
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo analisar a gestão da educação a distância a fim de compreender os desafios pertinentes à prática do gestor nos polos das instituições de Ensino em EaD. Considerando que a EaD está em pleno crescimento em todo o mundo torna-se indispensável que na implementação e gestão de um curso EaD possamos tratar de fatores internos, externos, estruturais, organizacionais e metodológicos como desafios. É coerente que neste novo contexto em que novos gestores passam a atuar nessa modalidade de ensino, oriundos da modalidade tradicional e presencial, surge a inquietação em investigar os desafios enfrentados por quem atua na gestão na modalidade de educação a distância, objetivando a qualidade desses profissionais e a valorização das certificações outorgadas em cursos a distância. Estes são alguns dos desafios que gestores e organizações educativas, tanto públicas como privadas devem enfrentar para estar à altura das demandas da EaD que crescem em todo território brasileiro. Diante deste cenário, o presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância de refletir sobre os desafios da gestão EaD, dentro dos aspectos gerenciais essenciais de polos e na implementação de um curso nesta modalidade. Usamos os caminhos metodológicos de uma pesquisa qualitativa, sob a técnica de um estudo bibliográfico, buscando analisar documentos que tratam da gestão na modalidade de Educação a Distância.
1. INTRODUÇÃO
Como parte da aprendizagem colaborativa algumas seções deste trabalho foram desenvolvidas em grupo, compartilharam ideias e pesquisas acerca do papel da gestão na concretização de projetos da Educação a Distância (EaD), mobilizados por diferentes questionamentos, mas sustentados na convicção de que essa gestão se constitui no centro de gravidade de todo projeto, independentemente das condições que o engendra, sendo também referenciados nos trabalhos individuais de cada componente¹. A introdução, objetivos gerais e específicos, a justificativa do tema geral escolhido pelo grupo, a metodologia e os pressupostos teóricos. Foram desenvolvidas individualmente, apresentação e discussão dos resultados, análise dos dados e as considerações finais.
A Gestão da educação a distância (EaD)apresenta-se na atualidade vários desafios, considerando o vasto campo de possibilidades nos processos de formação e capacitação, mediados por novas tecnologias de comunicação e informação, exige um olhar atento e cuidadoso sobre o planejamento e os diferentes modelos de gestão, tornando as escolhas, fator fundamental para o sucesso de qualquer formação, considerando os desafios a enfrentar.
Desde o planejamento até a implantação de um polo devemos considerar vários desafios, analisando que esse gestor será um elo entre o polo e a instituição, sendo responsável pelo planejamento, organização, direção e controle dos processos de formação pela modalidade, é importante que ele saiba das implicações decorrentes da subordinação da EaD à modalidade presencial, especialmente da sua subordinação a uma gestão central (que geralmente vê a educação a distância como subcategoria de educação).
A informação é “há muitas questões daí decorrentes que merecem atenção dos gestores, com destaque para as condições de disponibilidade dos recursos do processo administrativo: instalações, espaço, tempo, dinheiro, informações e pessoas”. (MILL et alli, 2014: p. 4)
Considerando que no curso EaD aborda-se diversas áreas de conhecimento, utilizando a Informática e outros recursos vinculado a Educação, faz-se necessário à gestão ser composta por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das mais áreas de conhecimento para realizar todo seu planejamento e execução.
[...] Se a instituição concebe a educação a distância de forma profissional e não amadora, é importante que a equipe multidisciplinar contemple especialistas nos conteúdos das disciplinas ou cursos, além de profissionais das áreas pedagógica e tecnológica, ambas com foco na EaD. (MILL et alli, 2014: p. 2)
O desafio da gestão de processos está em mapear as interações complexas que existem dentro deste sistema, articulando de maneira significativa os vários entes envolvidos. Vale ressaltar que a estrutura montada acerca desses elementos poderá variar de acordo com as especificidades locais, o tipo de curso planejado, o público alvo a ser alcançado e mesmo, a estrutura financeira organizada. Considerando que ao gestor de polo está relacionado o êxito ou o fracasso do curso.
_____________________________
¹ TFC: "Planejamento e Implantação de Sistemas de Gestão da EAD" por Vânia Aparecida Marques Leite, TFC: “O perfil do gestor da educação a distância e sua relação com as funções da administração” por Luciana Silva Marinho, TFC: “A gestão da EAD: contribuições das teorias da administração” por Marcos A. Pereira, TFC: “O papel da gestão na organização e execução de cursos na modalidade a distância e seus desafios” por Carlos Augusto de Maio, TFC: “Os desafios da gestão de polo de apoio presencial” por Osvaldo Alberto da Costa.
A informação é quebrar o isolamento físico através de uma nova rede de relações com o mundo exterior, em que os pensamentos, os sentimentos e as informações possam ser percebidos e processados, é um desafio que precisa ser alcançado na EaD. Os ambientes educativos devem proporcionar ao indivíduo a possibilidade interação e construção. O Polo de Apoio Presencial é um espaço que deve privilegiar as ações promovendo situações educacionais e culturais, permitindo que o vínculo entre aluno/polo/universidade seja estabelecido. (GARBIN; DAINESE, 2010, p. 8)
Mas, neste trabalho objetiva-se destacar outros desafios detectados segundo a análise de coordenadores de polo, desafios que não foram contemplados no censo 2012, mas que, por meio da pesquisa exploratória foi possível diagnosticar.
1.1 Justificativa
O interesse por esse tema surgiu mediante a participação de uma vídeo conferência via hangout, com os demais integrantes do grupo de estudo EaD e o orientador, começou a chover e a internet ficou sem sinal, mas onde os outros participantes estavam não chovia, e sem problemas de sinal da internet, ficou evidente naquele momento que estávamos diante um dos primeiros desafios na EaD, a internet.
Por isso, ao delimitar o tema desta pesquisa, levou-se em consideração a grande relevância em compreender os desafios da coordenação de polo presencial, em território nacional, considerando o tema de grande importância a todos envolvidos na EaD, analisando geograficamente o Brasil com dimensões continentais, onde à diversidade de classes sociais ainda é grande, as regiões sul e sudeste onde a mais desenvolvimento e regiões norte, nordeste e centro-oeste menos desenvolvida, com objetivo de diagnosticar os diversos desafios, esta linha de pesquisa possibilitou estudos mais aprofundados em torno dessa problemática.
Considerando o crescimento da EaD no Brasil, conforme censo 2012, é observando-a como uma modalidade de ensino em transformação neste país de dimensões continentais, é observado que cada ano estamos em um cenário da EaD diferente, esses cenários propiciou-me a reflexão sobre os diversos desafios da gestão de polo da educação a distância.
O domínio da informação, dos desafios encontrados pelos gestores na EaD, traz valiosas vantagens para o desenvolvimento das tarefas diárias e possibilitam tomadas de decisões mais precisa e apurada por essa estar embasada em informações concretas, o que possibilita alcançar os objetivos propostos pela modalidade nos polos. Diagnosticar os desafios, é informação essencial para a EaD considerando o crescimento no atual cenário dentro das instituições, esse fato vem gerando preocupação no meio os gestores de polos da educação a distância.
A EaD está em um dos mais importantes momentos desde quanto teve seus primeiros passos no Brasil, com a fundação do Instituto Radio Técnico Monitor, em 1939.Entretanto, é importante esclarecer que na atualidade a poucas pesquisas referente os desafios na gestão EaD, é imprescindível que reconheça a existência destes desafios, com objetivos de solucionados. Por isso, ao delimitar o tema dessa pesquisa, partindo dessa premissa, surgiu o seguinte questionamento: Quais os principais desafios do gestor de polo. O que universidades e parceiros estão fazendo para solucioná-los. 1.2 Objetivos
1.2.1 Objetivo Geral
Analisar a gestão da educação à distância a fim de compreender os processos pertinentes à prática do gestor.
1.2.2 Objetivos Específicos.
• Conhecer os desafios que se colocam à gestão da educação a distância no atual cenário da Educação;
• Analisar a legislação federal para cursos superiores a distância focalizando os aspectos normativos da sua criação, implantação e execução;
• Apresentar as contribuições das teorias da Administração para o campo da gestão da EaD.
• Mostrar como funcionam as funções da administração na gestão de um curso a distância.
1.2.2.1 Objetivo Específico Individual
• Conhecer os desafios que se colocam à gestão da educação a distância no atual cenário da Educação;
• Mostrar como funciona a gestão de polo, por meio de coletar dados através de questionário, preenchido por coordenadores da EaD, a fim de diagnosticar os desafios encontrados na prática e confrontar com fontes bibliográficas;
• Verificar junto aos coordenadores de polos quais os principais desafios enfrentados na prática.
1.3 METODOLOGIA
Para elaboração desse trabalho foi realizada, inicialmente, uma pesquisa exploratória visando proporcionar maior familiaridade do grupo com a temática da gestão da EaD, que posteriormente assumirá um caráter descritivo, de modo que as informações coletadas possam ser reunidas e analisadas no intuito de ampliar o campo de visão e confrontar os diferentes posicionamentos teóricos acerca dessa temática.
Para tanto, utilizaremos o procedimento de pesquisa bibliográfica por meio do estudo sistematizado do tema com base em diferentes fontes tais como periódicos publicados em revistas científicas, sites e livros disponíveis ao público em geral.
Segundo Severino (2002) o levantamento da bibliografia já é uma fase heurística, onde se realiza o trabalho no âmbito da reflexão teórica e os documentos são textos como livros, artigos, revistas, monografias, entre outros.
E para caracterizar o trabalho individual foi utilizada a pesquisa de campo por meio de questionário objetivo, além da pesquisa bibliográfica. A qual será apresentada por meio de gráfico mostrando os dados obtidos na pesquisa.
Ademais, cabe registrar que o questionário foi previamente validado por um especialista nas referidas questões (Prof. Dr. Marcelo Pereira Marujo), assim tornando-o mais eficaz, eficiente e efetivo às apreensões das informações desejadas para o provimento da pesquisa. 1.4 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
Neste trabalho foram abordados alguns tópicos com base nos desafios da gestão EaD em polo de apoio presencial, partindo destas premissas como base capaz de sustentar a analise utilizou-se pesquisa bibliográfica buscando por meio de artigos, monografias e outros textos que tratam de reconhecimento “legal”, de acordo com as normas devidas. A segunda é realizada por pesquisa de campo, os dados da pesquisa, onde 15 coordenadores de polos de universidades públicas, dois coordenadores de polos de universidades privadas, em oito estados do Brasil, sendo eles: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Amazonas, Bahia, Rondônia. Mato Grosso, Rio de Janeiro.
Registro que o questionário foi previamente validado por um especialista nas referidas questões (Prof. Dr. Marcelo Pereira Marujo). Os resultados serão apresentados por meio de gráficos e análise.
O leitor poderá conhecer esta pesquisa, por meio do resumo, introdução, pressupostos teóricos, análise dos dados, resultados e discussões e considerações finais.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nesta pesquisa, o norte buscou analisar os diversos desafios dos coordenadores de polos considerando as barreiras geográficas em nosso país de dimensão continental, através desta foi possível constatar que apesar dos esforços do poder público em relação a EaD, na prática os desafios enfrentados pelo gestor de polo em sua maioria são semelhantes em várias partes de nosso território.
Embora muito tenha sido escrito e discutido sobre gestão em geral, ainda há muitas dificuldades no trabalho de um gestor de EaD. A dinâmica acelerada e o redimensionamento espaço-temporal das atividades dessa modalidade e a complexidade das relações sócio técnicas e dos fluxos de informações e materiais fazem da gestão da EaD uma função ímpar – o que exige do gestor habilidades especiais, com ações realizadas em condições desfavoráveis. Mesmo com boas condições de trabalho e disponibilidade de recursos (humanos, materiais e tecnológicos), os gestores de EaD têm encontrado certas dificuldades ou entraves que merecem destaque. Mesmo assim, o gestor precisa orientar e coordenar toda a equipe no sentido da qualidade que a instituição deseja para seus cursos. (MILL et alli, 2014: p. 4).
Durante a elaboração deste trabalho verificou-se que no censo 2012, consta a evasão na EaD, com números expressivos, fato que é ratificado neste trabalho, mas para romper este desafio já diagnosticado, é preciso analisar não apenas o trabalho do gestor em si, mas toda a equipe multidisciplinar, analisando mais de perto o trabalho dos tutores: tanto presencial com a distância. Também percebi que entre a coordenação e os colaboradores nos polos as barreiras que precisam ser rompidas, em vários casos ao dialogar com alguns gestores, era evidente o descontentamento com a forma em que os colaboradores atuavam, e como são selecionados.
O referencial teórico deste estudo corrobora com a ideia de que a atuação dos coordenadores na modalidade de EaD tem como objetivo tornar a aprendizagem mais significativa e contribuir com a qualificação do ensino. Mas, também tem ampla tarefa nos polos.
Conforme os resultados deste trabalho, fica evidente que a gestão da EaD carece de estudos e discussões de forma mais ampla, sugere-se novas pesquisas capazes de abordarem com mais profundidade os desafios da gestão EaD, analisando os polos e todos os seus colaboradores, propondo novos paradigmas para uma EaD mais responsivo às diversificadas demandas.
Um dos primeiros preconceitos a serem superados pela maioria dos novos gestores da EaD é compreender (e fazer com que os seus superiores também assim o compreendam) que a educação a distância, mediada pela internet, quase nunca é sinônimo de soluções fáceis, implantadas sem esforço ou investimentos, com resultados rentáveis e lucros rápidos. Esta mentalidade de EaD como forma de otimização de recursos na formação educacional é demasiadamente encontrada atualmente entre gestores de instituições superiores públicas ou privadas, refletindo uma posição de ingenuidade frente à complexidade desse processo. (MILL et alli, 2014: p. 15).
Conclui-se, que mesmo com todos os desafios da Gestão EaD, esta modalidade veio para ficar, romper com os preconceitos e desafios compete a todos os envolvidos, ainda que estejam em áreas privadas ou públicas da EaD. 5. REFERÊNCIAS
ALVES, A.C.T.P. Formação de Educadores a Distância e Integração de Mídias: EaD e a Formação de Formadores. Rio de Janeiro: Avercamp, 2007.
BOF, A. M. Gestão de sistemas de educação a distância. In: TVE/Salto para o Futuro. Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação, 2005.
BRASIL. Leide Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: 2014. 9 Ed. Disponível em: <http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/17820>. Acesso em: 10 jul.2014.
___________. Decreto nº 5773, de 9 de maio de 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/decreton57731.pdf>. Acesso em: 10 jul.2014.
___________. Decreto nº 6303, de 12 de dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/decreto/D6303.htm>. Acesso em: 13 set.2014.
___________. Decreto nº 7690, de 2 de março de 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Decreto/D7690.htm>. Acesso em: 13 set.2014.
___________. Instrução Normativa nº 1, de 14 de janeiro de 2013. Disponível em: <ftp://ftp.saude.sp.gov.br/ftpsessp/bibliote/informe_eletronico/2013/iels.jan.13/Iels10/U_IN-MEC-SERES-1_140113.pdf>. Acesso em: 13 set.2014.
BRUNO, C.M. M., et al. Gestão acadêmica na educação a distância:desafios e práticas.2010.Disponível em: <http://www.inpeau.ufsc.br/wp/wpcontent/BD_documentos/coloquio10/152.pdf>. Acesso em: 18 abr.2014.
CARVALHO, Lilian S. P., KUBICA, Fabio. Básico em Administração. São Paulo: Senac, 2013.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 3ª ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.
DIAS, Emerson de Paulo. Afazeres do Administrador: Uma revisão crítica. Revista Eletrônica de Administração – Facef - Vol. 01. Edição 01 - jul./dez. 2002. Disponível em: <periodicos.unifacef.com.br/index.php/rea/article/download/164/19>. Acesso em: 20 ago.2014.
GARBIN, S., DAINESE, C. A. Complexidade da Gestão em EAD. São Paulo: ABED, 2010. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/352010000655.pd>f. Acesso: 18 ago.2014.
GIANCATERINO, Roberto. Supervisão Escolar e Gestão Democrática: Um elo para o sucesso escolar. Rio de Janeiro: Wak, 2010.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. Ed. Campacta. 2 ed. revisada e atualizada. São Paulo: Atlas, 2011.
MEC. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refEAD1.pdf>. Acesso em: 21 abr.2014.
MILL, D.; Et al. Gestão da Educação a Distância (EAD):noções sobre planejamento, organização, direção e controle da EAD. Disponível em: <http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/vertentes/Vertentes_35/daniel_mill_e_outros.pdf>. Acesso em 21 abr.2014.
RUMBLE, G. Gestão dos sistemas de ensino a distância. Brasília: Editora Universidade de Brasília: Unesco, 2003. p. 120.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22 Ed. rev. e ampl. de acordo com a ABNT. São Paulo: Cortez, 2002.
SILVA, Robson Santos da. Gestão Da EAD: educação a distância na era digital. São Paulo: Novatec, 2013.
SOUZA, Conceição Aparecida Nascimento de. Um estudo sobre as principais causas da evasão na educação a distância – EAD. 2009. Disponível em <bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/6978>. Acesso em 10 ago.2014.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Osvaldo Alberto da Costa
Formação
Pedagogia - Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP. Ano 2005.
Pós- Graduado - Planejamento, Implementação e Gestão da EAD - UFF/UAB. Ano 2015.
Mestrado - Filosofia Cristã /Curso livre - 2012.
Doutorado - Ciências da Religião/Curso livre - 2014.
VII Encontro Nacional de Iniciação Científica (ENAIC) do UNASP- 11/2005.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93