Fazer Design ou Pensar Design?

Fazer Design ou Pensar Design?
Fazer Design ou Pensar Design?

Administração e Gestão

22/12/2015

Fazer Design há muito tempo fez parte da enorme produção de bens e serviços que temos hoje e que estão inseridos do nosso cotidiano e atendem nossas necessidades. Design estava ligado muito mais ao visual do que à funcionalidade, era o toque final que todo bem precisava para ser mais valorizado diante de tantos produtos novos e tanta concorrência. Esse toque final, hoje, com a velocidade e a quantidade das informações que temos e a velocidade que as mudanças no cenário mundial acontecem, se tornou parte do processo. Não se faz mais, apenas, design, se pensa design, se incorpora o design a todo processo na busca de soluções cada vez melhores para toda sociedade.

A proposta do Design Thinking é tornar todas as pessoas designers, ou seja, parte do processo, parte da construção de soluções inovadoras que sejam capazes de conectar interesses, necessidade, pessoas, tecnologia para resultados melhores. O design thinker é capaz de olhar para os problemas como oportunidades de novas soluções e inovações, integrando dados qualitativos e quantitativos.

Pensar como design thinker é pensar sempre nos três critérios principais para uma boa solução: viabilidade, desejabilidade e aplicabilidade. Viabilidade diz respeito ao que é sustentável para um modelo de negócios e economicamente viável. Desejabilidade significa pensar naquilo que faz sentindo à vida das pessoas. E aplicabilidade refere-se àquilo que é funcionalmente possível nas nossas vidas e em um futuro próximo.

Design Thinking é um novo modo de pensar e exige do profissional, seja ele um educador ou engenheiro ou um profissional de negócios, por exemplo, um série de competências, como trabalhar em equipe, ser resiliente e saber se articular com pessoas e ideias. Apesar desse esforço, o trabalho pode ser recompensador pela possibilidade de grandes resultados, mais inovadores e mais aderentes. 

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Renata da Costa Geromel

por Renata da Costa Geromel

Psicóloga com MBA em Gestão de Recursos Humanos e Pós-graduação em Educação e Tecnologia. Mais de 15 anos de experiência em psicologia organizacional, especialmente nas áreas de Recrutamento e Seleção, Educação Corporativa e Avaliação de desempenho por competências, no Banco do Brasil.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93