Agronegócio não se abala com a crise econômica e busca saídas de investimentos
No Brasil, diversos setores da economia foram atingidos
Administração e Gestão
24/11/2009
A tão falada crise discutida em diversos meios de comunicação e em reuniões empresariais foi à personagem principal das discussões nos últimos tempos. No Brasil, diversos setores da economia foram atingidos, no entanto, o que sofreu maior impacto com o ocorrido foi o agronegócio.
O fato aconteceu porque os principais mercados externos (Estados Unidos e Europa) pararam ou diminuíram o consumo impactando na menor demanda dos produtores nacionais. Porém, como o Brasil tem diversificado os seus parceiros comerciais, o baque não foi tão grande.
Este plano deu certo e apenas neste ano, a Indonésia aprovou cinco frigoríficos brasileiros para exportação de carne bovina in natura. Assim como a China que efetivou as importações de carne de frango.
O apoio da comercialização de laranja, leite de ovelha e de cabra, suínos, mel e lã de ovelha foram satisfatórios com a criação das Linhas Especiais de Crédito (LEC). Toda essa ajuda do governo e de órgãos responsáveis só vem a beneficiar o produtor rural.
Todavia, com o crescimento da economia no agronegócio é preciso estar atento com o meio ambiente, que é a fonte de produção dos produtos oferecidos no exterior. Fazer o manejo correto do solo e das áreas exploradas torna-se fundamental. “Se o Brasil continuar ampliando a produção, provavelmente haverá a necessidade de acelerar a recuperação de solos degradados e intensificar a produção de forma sustentável”, reforça a tutora do Portal Educação, Mônica Vargas.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93