25/02/2016
Ter objetivos claros e missão definida é requisito básico para uma empresa que queira crescer e prosperar. Mas como é possível avaliar se a estratégia adotada está dando resultado? Há uma metodologia que vem ajudando muitas companhias nessa tarefa: o Balanced Scorecard.
Criado em 1990 pela dupla de consultores americanos David Norton e Robert Kaplan, o BSC, como é mais conhecido, é baseado em indicadores de desempenho.
A metodologia chegou para mudar a ideia de que os resultados de uma companhia devem ser medidos apenas pelos dados financeiros. De acordo com ela, é preciso monitorar também objetivos, processos internos e aprendizados - item que está bastante ligado à inovação.
Além disso, todos esses fatores devem estar relacionados para surtir efeito.
Segundo a lógica do BSC, apoiando-se em todos esses pilares, os resultados econômicos da empresa melhoram por consequência.
O boom foi tão grande que pesquisas dão conta de que cerca de 50% das empresas da lista Fortune 1000 usam o Balanced Scorecard nos EUA. Na Europa esse número está em 45%.
Mas como fazer para implementar o Balanced Scorecard com sucesso em sua empresa? Siga os passos a seguir.
1. Defina os objetivos
Decidir a estratégia a seguir é fundamental para que esse processo dê certo. Estipule os objetivos específicos das áreas que devem ser contempladas no BSC: a financeira, a dos clientes, a dos processos internos e a do aprendizado e crescimento.
Ligue todos os pontos levantados para que haja em sua estratégia a relação de causa e efeito e para que, assim, você possa futuramente mensurar as mudanças ocorridas.
2. Faça um mapa estratégico
Definidos todos os objetivos, é hora de fazer o ponto-chave do Balanced Scorecard: o mapa estratégico. Ele descreve os pontos essenciais para a concretização do plano da empresa, a relação entre cada um deles e a forma como os resultados serão medidos.
A função da liderança é fazer com que todos os funcionários se sintam parte do processo. Para que ele seja eficiente, os colaboradores devem entendê-lo, sabendo o seu papel dentro da empresa.
3. Alinhe as estratégias à visão corporativa
No caso de empresas que têm mais de uma unidade, esse plano deve estar alinhado entre todas elas. Busque a criação de valores comuns entre cada uma das unidades para que os benefícios apareçam com maior facilidade. Uma dica: defina as áreas em comum das filiais para que a tarefa seja mais fácil.
4. Compartilhe as decisões com os funcionários
Com os três primeiros passos definidos, é hora de compartilhar as decisões com todos os colaboradores da empresa, visto que o mapa estratégico deve ser seguido por todos para gerar resultado.
Explique a metodologia que será adotada dali em diante e inclua o funcionário nos planos da companhia. Isso significa que ele deverá fazer o Balanced Scorecard individual.
Para tanto, é preciso que cada um inclua suas atividades individuais no mapa geral. Por exemplo, o funcionário de um banco que é responsável por incentivar a abertura de contas deve incluir sua atividade na perspectiva financeira do mapeamento.
5. Consulte o cliente
Depois de implementado o BSC, é hora de saber se ele também teve resultados externos. Faça uma pesquisa com os clientes para saber qual é o grau de satisfação com os serviços prestados.
Em tempo: inclua nessa pesquisa as empresas que já recusaram sua proposta alguma vez. Elas verão a real mudança de todo esse trabalho e terão pontos importantes para avaliar o planejamento desenvolvido.
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