5 dicas para implementar o Balanced Scorecard com sucesso

Balanced Scorecard
Balanced Scorecard

Administração e Gestão

25/02/2016

Ter objetivos claros e missão definida é requisito básico para uma empresa que queira crescer e prosperar. Mas como é possível avaliar se a estratégia adotada está dando resultado? Há uma metodologia que vem ajudando muitas companhias nessa tarefa: o Balanced Scorecard.

Criado em 1990 pela dupla de consultores americanos David Norton e Robert Kaplan, o BSC, como é mais conhecido, é baseado em indicadores de desempenho.

A metodologia chegou para mudar a ideia de que os resultados de uma companhia devem ser medidos apenas pelos dados financeiros. De acordo com ela, é preciso monitorar também objetivos, processos internos e aprendizados - item que está bastante ligado à inovação.

Além disso, todos esses fatores devem estar relacionados para surtir efeito.
Segundo a lógica do BSC, apoiando-se em todos esses pilares, os resultados econômicos da empresa melhoram por consequência.

O boom foi tão grande que pesquisas dão conta de que cerca de 50% das empresas da lista Fortune 1000 usam o Balanced Scorecard nos EUA. Na Europa esse número está em 45%.

Mas como fazer para implementar o Balanced Scorecard com sucesso em sua empresa? Siga os passos a seguir.

1. Defina os objetivos

Decidir a estratégia a seguir é fundamental para que esse processo dê certo. Estipule os objetivos específicos das áreas que devem ser contempladas no BSC: a financeira, a dos clientes, a dos processos internos e a do aprendizado e crescimento.

Ligue todos os pontos levantados para que haja em sua estratégia a relação de causa e efeito e para que, assim, você possa futuramente mensurar as mudanças ocorridas.

2. Faça um mapa estratégico

Definidos todos os objetivos, é hora de fazer o ponto-chave do Balanced Scorecard: o mapa estratégico. Ele descreve os pontos essenciais para a concretização do plano da empresa, a relação entre cada um deles e a forma como os resultados serão medidos.  

A função da liderança é fazer com que todos os funcionários se sintam parte do processo. Para que ele seja eficiente, os colaboradores devem entendê-lo, sabendo o seu papel dentro da empresa.

3. Alinhe as estratégias à visão corporativa

No caso de empresas que têm mais de uma unidade, esse plano deve estar alinhado entre todas elas. Busque a criação de valores comuns entre cada uma das unidades para que os benefícios apareçam com maior facilidade. Uma dica: defina as áreas em comum das filiais para que a tarefa seja mais fácil.

4. Compartilhe as decisões com os funcionários

Com os três primeiros passos definidos, é hora de compartilhar as decisões com todos os colaboradores da empresa, visto que o mapa estratégico deve ser seguido por todos para gerar resultado.

Explique a metodologia que será adotada dali em diante e inclua o funcionário nos planos da companhia. Isso significa que ele deverá fazer o Balanced Scorecard individual.

Para tanto, é preciso que cada um inclua suas atividades individuais no mapa geral. Por exemplo, o funcionário de um banco que é responsável por incentivar a abertura de contas deve incluir sua atividade na perspectiva financeira do mapeamento.

5. Consulte o cliente

Depois de implementado o BSC, é hora de saber se ele também teve resultados externos. Faça uma pesquisa com os clientes para saber qual é o grau de satisfação com os serviços prestados.

Em tempo: inclua nessa pesquisa as empresas que já recusaram sua proposta alguma vez. Elas verão a real mudança de todo esse trabalho e terão pontos importantes para avaliar o planejamento desenvolvido.

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Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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