25/02/2016
Seja sincero: quantas vezes você desistiu de fazer uma compra por não ter gostado da abordagem do vendedor? Já virou clichê, mas realmente vender bem é uma arte. E, para dominá-la, é necessário aprender e exercitar as técnicas corretas.
Foi-se o tempo em que ser apenas bom de papo resolvia todos os problemas. É preciso que o profissional saiba dados sobre o mercado em que atua e conheça táticas de persuasão.
Ter claro que vender é um processo contínuo, que começa desde o primeiro contato com o cliente, é outro passo importante para o sucesso.
Quer virar um mestre na arte das vendas? Então confira algumas dicas e comece a colocá-las em prática já:
1. Saiba se vender
Entenda que, antes de comprar qualquer produto, o cliente precisa sentir empatia pelo vendedor. Ou seja, é preciso que você também se “venda” bem. Por isso, tome cuidado com o que fala, a forma como conversa, e a maneira como se posiciona e apresenta os produtos. Lembre-se: a aparência também conta muito nesse mundo.
2. Aprenda a ouvir
Faça perguntas ao cliente para entender perfeitamente o que ele almeja. Segundo pesquisas, em apenas 40% dos casos o consumidor sabe exatamente o que quer comprar.
E saiba ouvir o que ele fala para ser mais preciso na indicação. Lembre-se que os vendedores que falam demais tendem a cansar e a irritar quem está do outro lado.
3. Passe confiança
Há uma máxima do mundo dos negócios que diz que, se você não chega cinco minutos antes a um compromisso de trabalho, já está atrasado. E você deve levar isso para o seu dia a dia.
A pontualidade é o primeiro passo para causar boa impressão no cliente. Ele entende como um recado de que você se importa com ele, e isso o ajuda a conquistar sua confiança.
4. Estabeleça vínculos
Sua venda deve ser uma parceira com o cliente. Por isso, é preciso que você goste de lidar com o outro. E criar um vínculo é uma forma de identificação com a pessoa que procura por seus serviços.
Isso também facilita futuras vendas, já que um bom atendimento é fundamental para que ele volte a procurá-lo e o indique a outras pessoas.
Algumas estratégias podem ajudar nessa tarefa. Faça um cadastro das pessoas que atende e envie uma mensagem de agradecimento pela visita; pergunte se o produto atingiu as expectativas; felicite-o em seu aniversário e mande recados em datas comemorativas para que você e sua empresa sejam sempre lembrados.
5. Aposte no atendimento personalizado
Além de guardar os dados básicos de seus clientes, como nome, telefone e endereço, procure registrar suas preferências. Isso mostra, mais uma vez, a importância que ele tem para o seu estabelecimento.
Outro benefício: sabendo as preferências dos clientes mais fiéis, você pode fazer compras mais acertadas com os fornecedores, aumentando as chances de venda.
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