6 dicas para acertar em cheio na avaliação de pessoas

Avaliação de pessoas
Avaliação de pessoas

Administração e Gestão

25/02/2016

Nem sempre é uma tarefa fácil reconhecer bons talentos dentro de uma equipe. Mantê-los motivados e desempenhando a contento pode ser ainda mais desafiador. A avaliação de pessoas é uma ferramenta que está aí para ajudá-lo nessa árdua tarefa.

Muito usada por profissionais de RH, ela ajuda a mapear pontos fracos e fortes e a encontrar oportunidades de melhoria no rendimento dos funcionários.

Além de ajudar nos processos de promoção e remuneração variável, ela também pode ser uma poderosa ferramenta de gestão estratégica, ajudando os líderes a tomar decisões com base em resultados, e não apenas em impressões pessoais.

Quer saber como avaliar seus funcionários de maneira mais justa e eficaz? Confira algumas dicas:

1. Fique mais tempo perto das pessoas

Esse é o primeiro passo para melhorar a avaliação de sua equipe. Passando mais tempo com os funcionários, o líder consegue se envolver mais na retenção e no desenvolvimento de talentos.

Por isso, procure investir 80% de seu tempo para estar perto das pessoas que trabalham ao seu lado. Apenas dessa forma você conseguirá conhecer, de verdade, o perfil e o potencial de cada um.

2. Avalie seus funcionários constantemente

De nada adianta aplicar aquele questionário “de vez em nunca”, passar o olho pelas respostas e depois esquecer o assunto. Para trazer resultados, a avaliação deve ser feita periodicamente e, de preferência, envolver a opinião de colegas, chefes e subordinados (o chamado processo 360 graus).

Elabore e aplique, de tempos em tempos, questionários sobre o clima organizacional, incluindo tópicos como satisfação no trabalho e avaliação da liderança.

Outra prática interessante é submeter pessoas que se desligam da companhia a um questionário de demissão. Aqui você deve perguntar o que fez o funcionário deixar a empresa, quais são os pontos fortes e o que deve ser melhorado. Com esses dados em mãos, e colocando as sugestões em prática, ficará mais fácil reter futuros talentos.

3. Mostre que os profissionais foram ouvidos

Se você pediu a opinião de outras pessoas a respeito de qualquer assunto que deve ser avaliado na empresa, deixe os envolvidos perceber que tiveram verdadeira participação nas mudanças.
Dê um feedback sobre suas sugestões e expectativas com relação ao trabalho. Isso motiva o funcionário e melhora o dia a dia da equipe.

4. Dê seis meses de experiência

Não comece a avaliar pessoas recém-contratadas. Você precisa de um tempo para ter base e fazer as análises necessárias. Essa lógica serve, também, para equipes que foram estabelecidas há pouco tempo.

5. Deixe os critérios de avaliação claros

Antes de sair julgando todo mundo, chame o time para conversar e conte a cada subordinado como será feita a avaliação. Dessa forma, ele saberá quais são suas metas e o que a empresa espera dele. 

Neste bate-papo, procure identificar, também, quais são as expectativas do profissional. Ao saber suas metas, fica mais fácil a empresa colaborar para o aperfeiçoamento de seus funcionários, deixando o clima mais propício para melhorar o desempenho. 

6. Use o resultado em seu favor

Não é aconselhável gastar tempo avaliando os funcionários, se depois você não vai indicar o caminho que eles devem seguir. A análise da produtividade serve para que os profissionais melhorem cada dia mais.

Por isso, dê um retorno a cada envolvido no processo, mostrando o que pode ser feito para aprimorar os pontos fracos. Outra estratégia é encaminhá-lo a treinamentos específicos para que possa desenvolver características que ainda se mostram falhas.

Interessado em aprimorar suas habilidades nessa área? Confira nosso curso online de avaliação de pessoas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93