25/02/2016
Ter um bom planejamento estratégico é fundamental para qualquer negócio de sucesso. É ele que ajuda a definir quais os próximos passos que serão dados e o que precisa ser feito para que a empresa continue crescendo no ritmo desejado.
Já ouviu aquela expressão “trocar o motor de um avião em pleno voo”? Pois bem, é isso que você terá de fazer o tempo todo se não tiver um bom plano de navegação para sua companhia.
Como na aviação, tanto fatores externos como internos podem interferir no seu rumo, por isso é fundamental estar atento a todos eles antes de decolar.
Quer ver como funciona na prática? Então vamos a algumas dicas:
1. Olhe para o futuro próximo
Antes de tudo, você deve ter bem claro que o planejamento estratégico não deve ser pensado para um futuro muito distante. Isso só fará com que você perca tempo e energia, além de não ter resultados palpáveis. Concentre-se em períodos menores, de três, cinco e dez anos. Assim você terá informações mais precisas para trabalhar.
2. Coloque tudo no papel
É preciso que você documente tudo o que está em sua cabeça, assim será mais fácil identificar possíveis oportunidades e riscos. Defina os objetivos a ser atingidos, estabeleça prazos e indique as ações necessárias e os responsáveis por alcançá-las. Tenha sempre como norte a missão principal do seu negócio.
3. Vamos por partes
O objetivo é um só, mas cada área da empresa tem suas próprias rotinas e atividades, portanto, pense em cada aspecto do negócio - marketing, vendas, produção, finanças - e atribua metas tangíveis a cada uma delas.
4. Analise o ambiente externo
O ambiente externo também influencia seu negócio. O aumento do preço da matéria-prima, a taxa de juros para empréstimos ao consumidor, o crescimento ou retração da concorrência - tudo isso pode afetar seus negócios. Portanto, esses elementos não podem ficar de fora da equação.
5. Avalie o ambiente interno
A equipe e os procedimentos internos do negócio também devem ser fonte de investigação. Isso serve para que você descubra quais são as qualidades e o que deve ser melhorado dentro da empresa.
6. Formule a estratégia
Com todos esses dados em mãos, formule a estratégia que será adotada dali por diante. E deixe os funcionários cientes de cada passo que a empresa vai dar. Faça, também, com que eles participem da implantação das estratégias para que os objetivos sejam alcançados mais facilmente. Quando o colaborador se sente parte da equipe, trabalha mais satisfeito e traz melhores resultados.
7. Entenda que o processo é dinâmico
De nada adianta bolar todo esse planejamento e deixar o plano estratégico na gaveta. Outro erro é achar que o que está escrito no papel não pode ser mudado. De tempos em tempos, você precisa analisar e controlar os resultados para fazer possíveis correções de rota.
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