26/02/2016
Ter um bom nível de inglês é sempre um diferencial em um processo seletivo e no dia a dia dos negócios, independentemente da carreira que se queira seguir. Mas, em muitos casos, o inglês que se aprende em cursos convencionais não é suficiente para o que empresa busca.
Nesse caso, o candidato necessita de um vocabulário mais específico, que o deixe apto a participar de reuniões, conferências, ler e elaborar propostas de negócio e até mesmo realizar viagens internacionais a trabalho. O que ele precisa é de um curso de inglês para os negócios, o Business English.
O objetivo desses cursos é explorar situações do cotidiano empresarial, ampliando o vocabulário do aluno, que aprende a fazer entrevistas de emprego, elaborar propostas, cartas de apresentação, participar de reuniões de negócios e prospectar clientes - tudo em inglês, claro.
A cada aula, o estudante aprende como se referir de modo adequado aos diferentes departamentos da empresa, familiariza-se com os termos específicos da sua área e também aprende as palavras e formas de expressões mais apropriadas para cada situação.
Que método escolher?
Nem sempre o corre-corre do cotidiano permite incluir mais um compromisso na agenda. Por isso, as opções de cursos online acabam sendo uma boa alternativa às escolas de idiomas e às aulas com professor particular.
Uma das vantagens desse método é que ele permite que cada um crie o seu próprio ritmo, avançando mais rápido ou devagar, conforme compreende o conteúdo das aulas.
Outra vantagem é poder acessar o conteúdo em plataformas móveis, como smartphones e tablets, o que permite que o estudante aproveite aquelas “horas perdidas” no caminho para o trabalho ou enquanto espera o início de uma reunião para praticar inglês.
Reforço na prática
Para além da sala de aula, seja ela virtual ou física, é importante reforçar a prática. A internet é uma importante aliada nessa hora. Crie o hábito de ler jornais e revistas estrangeiros, assista a filmes e seriados com a legenda em inglês - ou sem legenda alguma -, busque programas de rádio e podcasts ligados à sua área e escute-os com frequência.
Se o problema é timidez, a solução é soltar a língua. Participe de chats, proponha aos amigos um encontro semanal para conversação, assim todos compartilham o que sabem e ensinam uns aos outros mutuamente.
Procure, na sua cidade, cafés, restaurantes e mesmo bares de hostels que costumam ser frequentados por estrangeiros. Em São Paulo, por exemplo, há muitos pubs - bares em estilo britânico - em que o inglês é língua recorrente por causa dos seus clientes gringos.
Quer ficar afiado no inglês para negócios? Então conheça nosso curso online de Business English.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93